Sanatório de Luanda necessita de três mil milhões de Kwanzas

Sanatório de Luanda necessita de três mil milhões de Kwanzas

O responsável, que falava à margem da visita efectuada pela vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, frisou que actualmente o hospital tem um orçamento de mil milhões e 200 mil Kwanza anuais, considerado insuficiente para responder às necessidades da a unidade hospitalar.

Rodrigues Leonardo referiu que em dois anos (2017/2019), o índice de mortes reduziu para 27 por cento, ao contrário dos 34.4 por cento registados nos anos anteriores.

“Houve grandes melhorias a nível do hospital, como o banco de urgências, já há água corrente, saneamento básico e melhoria do sistema ambulatório de medicação garantido pelo programa nacional de tuberculose”, sublinhou.

Actualmente, a unidade sanitária registou um aumento de 46 médicos de diversas especialidades, como forma de melhorar os serviços antes prestados por apenas 22 médicos , apesar de necessitar mais 112 profissionais.

Referiu que de acordo com o despacho da Ministra da Saúde, em 2018 os casos de tuberculose menos graves podem ser tratados nos hospitais municipais próximo das residências, evitando assim o contágio nos táxis e não só.

“O hospital foi concebido para 250 camas mais está esgotado, porque temos mais de 290  doentes uns em macas para não regressar para casa”, enfatizou.

As obras de reabilitação e ampliação do Hospital Sanatório de Luanda tiveram início em Agosto de 2018, na  sequência de uma orientação do Presidente da República, João Lourenço, após visita àquela unidade hospitalar, em Dezembro de 2017