PR satisfeito com a participação na assembleia da ONU

Presidente da República, João Lourenço, considerou positiva a sua participação na 74ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que conta com a presença de 150 líderes mundiais. Durante a sua presença em Nova Iorque, para além do debate geral, o estadista angolano estabeleceu contactos com representantes da alta finança dos EUA, no quadro dos esforços do Executivo para mobilizar investimentos no país. O Presidente João Lourenço apresentou, na sede da ONU, os desafios de uma nova Angola, reafirmando que o país está de braços abertos ao investimento estrangeiro para relançar a economia. João Lourenço tomou também parte da Cúpula do Clima, na qual estadistas do mundo inteiro apelaram à corrida contra o tempo para travar a subida da temperatura global.

À margem da Cimeira da Acção Climática, o Presidente angolano e nove homólogos africanos avaliaram, com a Chanceler da Alemanha, Angela Merkel, a situação da paz, segurança e desenvolvimento da região dos Grandes Lagos. Discursou, também, no Conselho de Relações Exteriores dos Estados Unidos da América, onde apelou ao investimento norte-americano em Angola. No dia seguinte ao discurso na Assembleia Geral da ONU, reuniu- se com o responsável máximo do Banco Mundial, David Malpass, e representantes de instituições bancárias e financeiras de primeira linha dos Estados Unidos, encontros que serviram para mobilizar recursos e falar do novo ambiente de negócios em Angola.

O Presidente João Lourenço agradeceu a contribuição do Banco Mundial pelo financiamento em projectos sociais no país, avaliados em 1,3 mil milhões de dólares. Reuniu-se também com um representante da Fundação Bill e Melinda Gates, que garantiu reforçar os apoios desta instituição filantrópica em Angola nos sectores da Educação e da Saúde.

error: Content is protected !!