Ministra da Cultura destaca revitalização do Palácio de Ferro em Luanda

Ministra da Cultura destaca revitalização do Palácio de Ferro em Luanda

A intenção, segundo a governante, é transformar o Palácio de Ferro num espaço de interacção cultural, servindo ainda de atelier para a descoberta de novos valores da cultura angolana

 

A ministra da Cultura, Maria da Piedade de Jesus, apontou, em Luanda, a necessidade de dinamização e revitalização do Palácio de Ferro, transformando-o num Centro Cultural. Piedade de Jesus, que falava durante uma audiência concedida ao embaixador de França em Angola, Sylvain Itté, no quadro do reforço da cooperação cultural entre os dois países, adiantou que se pretende que a infra-estrutura seja melhor aproveitada e colocada ao dispor do público. A infra-estrutura, com um piso e três salas de exposições, mantém a originalidade do material empregue, dando melhor qualidade à estrutura.

A intenção, segundo a ministra, é transformar o Palácio de Ferro num espaço de interacção cultural, servindo ainda de atelier para a descoberta de novos valores da cultura angolana. A governante realçou que o edifício tem condições para se tornar numa “grande” referência da cultura angolana, razão pela qual o pelouro está a trabalhar para a persecução deste desiderato, de modo a garantir a sua vocação de espaço de artes e de cultura. Já o diplomata francês, Sylvain Itté, manifestou a disponibilidade para apoiar o projecto, considerando ser um espaço que poderá igualmente ser aproveitado para as acções de divulgação da cultura francesa, angolana e francófona por parte da Aliance Française de Angola.

Durante a audiência, as duas entidades abordaram igualmente o apoio francês ao sítio histórico de Mbanza Kongo. O edifício O Palácio de Ferro é um edifício histórico de Luanda, que se crê ser da autoria de Gustave Eiff el. Possuiu uma original decoração em fi ligrana metálica e tem um soberbo avarandado envolvente, sendo o melhor exemplar da arquitectura de ferro em Angola. A sua história, está envolta em mistério, já que não existem registos da sua origem. Acredita-se que a estrutura em ferro forjado tenha sido construída na década de 1880/90 em França, como pavilhão para uma exposição, e posteriormente desmontado e transportado de barco com destino provável a Madagáscar. Existe alguma especulação sob a forma como chegou a Angola.

Segundo algumas fontes, o navio que o transportava acabou por ser desviado da sua rota pela Corrente de Benguela. Outras fontes indicam que o mesmo acabou por ser desembarcado em Luanda e vendido em hasta pública, tendo sido arrematado pela Companhia Comercial de Angola que, de facto, adquiriu o Palácio de Ferro nos fi nais do século XIX, princípios do século XX. Durante o período colonial o edifício gozava de grande prestígio e foi usado como centro de arte. Após a Independência de Angola e a subsequente guerra civil angolana o palácio entrou em ruína.