Boris Johnson nega actuação irregular na relação com empresária

O primeiro-ministro britânico negou qualquer actuação irregular com a empresária norte-americana Jennifer Arcuri, que, alegadamente, recebeu dinheiro e tratamento favorável devido à sua amizade com Boris Johnson quando era presidente da câmara de Londres

O caso surgiu devido a uma notícia no jornal “Sunday Times”, segundo a qual Arcuri recebeu 126 mil libras do erário e acesso privilegiado a missões empresariais nos Estados Unidos, em Israel e na Ásia, quando Boris Johnson era o autarca de Londres, ainda que o seu negócio não tivesse cumprido os requisitos de elegibilidade para estas viagens. Durante uma entrevista na BBC, quando questionado sobre as suas ligações com a empresária e modelo, Johnson procurou sugerir que havia motivações políticas na base da decisão da autori-dade regional de Londres de propor uma investigação ao regulador da Polícia. “Tudo foi feito de acordo com as regras, e tudo foi feito com toda a propriedade”, respondeu Johnson e, quando questionado novamente, afirmou: “Não havia qualquer interesse a declarar”.

O actual chefe de Governo participou em quatro ocasiões como orador convidado em representação da empresa de Arcuri e era amigo próximo da empresária, que visitava com frequência em sua casa, segundo o jornal. O município de Londres informou no Sábado ter solicitado à comissão independente de queixas da Polícia (Independent Police Com- Os músicos Jorge Sanjai e Rijo Master, com dois troféus cada, foram os destaques da 3ª edição da Gala de Premiação “Huambo Cidade”, que distinguiu na madrugada de Domingo as personalidades do planalto central que mais se destacaram em diversas áreas.

O evento, testemunhado pelo administrador do município do Huambo, João Manuel Calão Figueiredo, e pelo director da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, Jeremias Piedade, bem como figuras ligadas ao mundo da política, desporto, empresariado e da moda, inseriu-se nas comemorações dos 107 anos da cidade do Huambo, assinalados dia 21. Jorge Sanjai venceu nas categosionais conquistaram os mesmos prémios. Entre os premiados no evento, que distinguiu um total de 26 categorias subdivididas em oito sectores: Música, Cultura, Cinema e Artes, Desporto, Jornalismo, Educação, Popularidade e Empresa, consta Zidério Manuel Ngola e Elizabeth Fernando os de actor e actriz do ano, respectivamente.

O troféu de melhor Grupo Teatral foi para o colectivo Renascer, ao passo que os poetas da Indumentárias levaram o prémio na categoria de Poesia, Alexandre Rodrigues de melhor Fotografo, João Pintar de Salva de Treinador do Ano e Augusto Sachilemo, de jogador do Ano, numa gala elegeu ainda a equipa e feminina de futebol salão “4 de Junho”, como a formação do Ano. dr DR rias de Música do Ano e Voz Masculina do Ano, enquanto Rijo Master arrebatou o troféu na vertente de Música Revelação do Ano e Hip- Hop do Ano, num evento bastante interactivo, marcado com cor, luz e música.

O grupo Relíquias venceu o prémio de Voz Feminina do Ano, que também premiou o Grupo Anjinhas da Sé, com o troféu de Canção Gospel do Ano, e Chico Pobre, na cartegoria de Figura Mais Popular. O jornalista Aurélio Janeiro Sacalei Soi, da delegação da Agência Angola Press (ANGOP) na província do Huambo, venceu na categoria de Imprensa, ao passo que Otenásio Ramires Matias, da Rádio Mais, arrebatou o troféu na categoria de Rádio, tal como na 1ª edição, em que os dois profisplaints Commission) uma investigação para verificar se a empresária Arcuri beneficiou da sua relação de então com o autarca.

Numa nota divulgada, o município de Londres, liderado pelo trabalhista Sadiq Khan, diz ter “informações de que um crime poderia ter sido cometido”, embora “isso não signifique de forma alguma que esteja comprovado”.

error: Content is protected !!