Chefe de Estado reafirma atenção à educação e saúde

Chefe de Estado reafirma atenção à educação e saúde

O Presidente da República, João Lourenço, reafirmou, nesta segunda feira, em Luanda, o compromisso do Executivo angolano com o sector social, particularmente as áreas da educação e saúde, com vista a melhoria da prestação destes serviços à população.

João Lourenço falava à imprensa depois de ter descerrado a placa inaugural do Centro Ortopédico e de Reabilitação Polivalente Dr. António Agostinho Neto, que antes se designava Centro Ortopédico de Viana. Disse que, em quase dois anos de mandato, está em construção o novo Hospital Sanatório de Luanda, especializado no tratamento da Tuberculose, e vários centros de hemodiálises, para cobrir o maior número de províncias.

O Titular do Poder Executivo destacou ainda a reparação de 11 centros de reabilitação física para assistir vítimas de minas anti-pessoais e de acidentes de viação que, como disse, “infelizmente” ocorrem praticamente quase todos os fins de semana.

Anunciou a realização de concursos públicos para o ingresso de novos funcionários no sector, esclarecendo que o número de vagas vai variar anualmente de acordo com os recursos que o Estado tiver disponíveis.

Congratulou-se com a qualidade da empreitada, feita por angolanos, frisando que a juventude, se for apoiada, é capaz de realizar obras de grande valor e servir a Nação. Para João Lourenço, a designação de Centro Ortopédico e de Reabilitação Polivalente Dr. António Agostinho Neto representa uma merecida homenagem ao fundador da Nação – médico de profissão -, no último dia do mês dedicado ao Herói Nacional.

A instituição, que, por quatro meses, beneficiou de obras de reabilitação e ampliação, possui fábrica de próteses (dispositivos ortopédicos de uso provisório) e próteses, bem como ginásio e área de fisioterapia pediátrica. O Centro oferece também serviços de clínica geral, medicina interna, pediatria, fisioterapia, neurologia, psicologia, urologia e estomatologia, bem como laboratórios, farmácias e oficina de próteses.

Angop