Papa Francisco pede ‘atenção especial aos estrangeiros’ em Jornada Internacional do Migrante

Papa Francisco pede ‘atenção especial aos estrangeiros’ em Jornada Internacional do Migrante

papa Francisco pediu neste Domingo (29) “atenção especial aos estrangeiros” e a todas as pessoas rejeitadas, durante a Jornada Internacional dos Migrantes e Refugiados. “Temos que dar atenção especial aos estrangeiros, da mesma maneira que às viúvas, aos órfãos e a todos os que são rejeitados”, disse o pontífice na missa realizada na Praça de São Pedro.

Na 105ª edição desta jornada mundial, o Papa inaugurou uma escultura em homenagem aos migrantes na mítica praça do Vaticano. A obra de bronze e argila, criada pelo artista canadiano Timothy Schmalz e baptizada de “Angels Unaware” (Anjos Inconscientes), representa um grupo de 140 migrantes de diferentes culturas e períodos históricos, amontoados num barco. A escultura é acompanhada por uma citação da Epístola aos Hebreus: “Não vos esqueçais de praticar a hospitalidade; pois agindo assim, mesmo sem perceber, alguns acolheram anjos”. “Não se trata apenas dos estrangeiros, mas de todos os habitantes das periferias existenciais que, como os migrantes e os refugiados, são vítimas da cultura da espoliação humana”, afirmou Jorge Bergoglio, filho de uma família de italianos que emigraram para a Argentina.

Após a sua nomeação como Papa em 2013, Francisco defendeu, em várias ocasiões, a necessidade de se acolher os refugiados e migrantes de maneira digna. Alguns meses após sua eleição, viajou para a ilha italiana de Lampedusa, uma das portas de entrada para estrangeiros na Europa. Em Abril de 2016, realizou uma visita à ilha grega de Lesbos, acompanhado por uma família de três refugiados muçulmanos sírios. No final de Julho, o papa pediu à comunidade internacional que aja “de maneira rápida e decisiva” para evitar novas tragédias no Mar Mediterrâneo.

De acordo com a Organização Internacional para as Migrações (OIM), entre o início de 2014 e Julho de 2018, foram encontrados os cadáveres de 5.773 migrantes e o registro de 11.089 desaparecidos no Mediterrâneo.

A maioria dessas mortes ocorreu na área central do Mediterrâneo, entre as costas da Líbia, Tunísia, Malta e Itália. Vários países europeus, como Itália, França, Alemanha e Malta, concordaram com um mecanismo de distribuição automática de refugiados, cujo objectivo é encerrar a aplicação do ‘caso a caso’ do último ano. Este novo dispositivo será votado por todos os países da União Europeia durante o Conselho Europeu de “Justiça e Assuntos Internos”, a ser realizado no Lux