Gestores públicos em formação sobre autarquias

Gestores públicos em formação sobre autarquias

Com duração de cinco dias, o curso promovido pelo Governo Provincial em parceria com a Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas (ENAPP) visa, ainda, dotar os quadros de ferramentas que contribuam para a prestação de um serviço público cada vez melhor, com reflexos na rápida resolução dos problemas dos cidadãos.

Ao proceder à abertura do curso, em representação do governador provincial, o administrador municipal de Malanje, João de Assunção, disse que as mudanças administrativas em curso no país exigem recursos humanos capazes de dar solução às aspirações dos munícipes, através da simplificação dos procedimentos administrativos.

Precisou que o desenvolvimento do país exige uma reforma do Estado que integre mudanças fundamentais, suportadas em princípios transversais como a boa governação, reforço da democracia, participação activa dos cidadãos e desenvolvimento local.

Reiterou que a desconcentração e descentralização dos órgãos do Estado e da administração pública visa inverter a tendência centralizadora e melhorar a eficiência e eficácia da função pública, garantindo assim um desenvolvimento mais harmonioso e equilibrado. Por seu turno, o director regional da ENAPP, Narciso Nhanga Cafuma, fez saber que se pretende, com esta formação, promover a boa governação e combater as práticas que mancham os órgãos do Estado