Autoridades ponderam proibição do uso de sacos plásticos

Autoridades ponderam proibição do uso de sacos plásticos

A pretensão foi manifesta – da Quarta-feira pelo responsável da instituição, César de Osvaldo Pakissi, durante uma acção de formação e sensibilização dos operadores do ramo da indústria panificadora decorrida sob o lema “Como o plástico afecta o meu negócio e o meu próximo”.

Referiu que não se pode descartar a possibilidade da aplicação desta medida, no sentido de alinhá-la aos compromissos e políticos que a Primeira-dama da República, Ana Dias Lourenço, assumiu recentemente, nas vestes de embaixadora de combate aos plásticos na África Austral, uma acção que exige soluções adequadas para o alcance dos seus objectivos. César de Osvaldo Pakissi informou que a proposta tem como principal objectivo o combate da proliferação dos resíduos plásticos nas artérias desta região, por serem vectores de poluição do meio ambiente, além de inviabilizar os objectivos das autoridades locais de elevar o Huambo à Capital Ecológica de Angola. Segundo o responsável, além das indústrias panificadoras, a estratégia de proibição dos sacos plásticos, que serão substituídos pelos de panos e outros meios manufacturados, caso seja adoptada, poderá abranger outros seguimentos do sector comercial, no sentido de bloquear a cadeira de disponibilidade aos utentes, que, por sua vez, acabam por deitá-los nas ruas, sem o menor cuidado com o ambiente.

Não obstante, realçou, pretende- se propiciar uma cidade mais equilibrada, do ponto de vista ecológico, pois que a intenção tem igualmente uma vertente económica, de modo a contribuir nas políticas de redução das importações, uma vez que os mesmos objectos são produzidos fora do país e promover a produção local, no quadro do processo de diversificação da economia nacional.

O responsável recomendou, às panificadoras, que incentivem os seus clientes ao uso de sacos de pano, como alternativa aos de plástico, para desencorajar, de forma paulatina, a utilização desses objectos prejudiciais ao ambiente, devido à sua incidência negativa ao nível nacional e internacional.

A acção formativa foi realizada no quadro do projecto de redução dos resíduos plásticos que se enquadra na campanha “Clean up the world”. Na província do Huambo, segundo dados das autoridades governamentais, existem 100 panificadoras.