Produção da Biocom atinge 90 mil toneladas de açúcar

Produção da Biocom atinge 90 mil toneladas de açúcar

A Biocom pretende produzir até ao próximo mês de Novembro 110 mil toneladas de açúcar, 19 000 metros cúbitos de etanol e 55 000 mega watts de energia elétrica., augurando bons resultados no primeiro trimestre do ano agrícola 2019. De acordo com o director-geral da Companhia de Biocombustíveis, Luís Bagorro Júnior, a campanha agrícola está a apresentar resultados animadores e a ultrapassar as metas preconizados até agora.

“A nossa moagem prevista era de um milhão e 50 mil hectares, até agora já foram moídos 90.324 toneladas de açúcar”, avançou. A produção de açúcar prevista era de 110 mil toneladas, mas até agora já foram produzidas mais de 90 mil toneladas, o equivalente a 90% da produção das previsões iniciais. No que toca a produção de cana- de-açúcar, estão previstos 28 mil hectares.

Neste momento, a empresa plantou mais de 26 mil hectares (equivalentes a 26 mil campos de futebol). Segundo o responsável, essas metas estão a ser alcançadas graças à introdução do Programa de Premeio de Produtividade Mensal (PPM). “O premeio foi introduzido para todos os trabalhadores a nível da empresa.

O resultado tem sido excelente, com a superação das metas. Com este método o trabalhador pode, durante um mês, atingir dois salários”, conta.

Disse ainda que o prémio contribui para o crescimento da estrutura de funcionamento, foram feitos cortes no orçamento da empresa, capacitou-se os trabalhadores, apostou-se na mão-de- obra qualificada, dentre outras acções. Bagorro Júnior conta que foi feita uma programação interna e os níveis de produção atingidos permitem que a empresa esteja em fase de expansão e tenha adaptado um novo método de plantio.

No total, a fábrica dispõem de 30 variedades de canade- açúcar, mas apenas seis são actualmente cultivadas. Algumas das sementes, que vão sendo melhoradas e adaptadas, foram importadas do Brasil, África do Sul e da Índia