Activista da Matala autografa “Silêncio Gemido” e “OMATALA” na terra que o viu nascer

Activista da Matala autografa “Silêncio Gemido” e “OMATALA” na terra que o viu nascer

Jesus Miguel Barros Domingos, pseudônimo literário de Wassandjuka Ukeakusima, procede, na tarde de hoje, Sábado, 05, no município da Matala, à venda e sessão de autógrafos das suas duas obras literárias, intituladas; Silêncio Gemido e OMATALA

Por:João Katombela, na Huíla

Os dois poemários, com 55 e 92 páginas respectivamente, retratam as condições sociais, como o alto índice de pobreza no país, que faz com que muitos jovens se entreguem à delinquência, ao alcoolismo e prostituição, bem como a desestruturação das famílias, daí o título do primeiro livro “Silêncio Gemido” Já no segundo, o autor traz ao de cima algumas questões antropológicas sobre o conceito do nome do Município da Matala, bem como algumas a que o seu povo passa. “

Os livros, Silêncio Gemido e OMATALA, são obras que; o primeiro encerra uma dimensão política, filosófica e sociológica, pois aborda questões ligadas ao país e que procuram espelhar o sofrimento que o silêncio não transmite. Já OMATALA, é uma obra que co-organizo e trás artigos, contos e poesias, que falam sobre a Matala. A nossa ideia é fazer um documento escrito para não comprometer as futuras gerações. Nesta obra buscamos assuntos ligados ao surgimento da Matala, educação, turismo e o desporto”, detalhou. Escritos numa linguagem clara para facilitar a compreensão dos leitores, os livros foram produzidos pela Chela Editora, vocacionada para a descoberta e promoção de novos talentos na arte literária.

Wassandjuka Ukwakusima disse que os títulos das duas obras literárias, que já foram apresentadas em Luanda, têm uma razão especial de ser. “A razão dos títulos deve-se à situação politica, social e económica que Angola vive. A questão de se calar diante dos crimes, a questão de certas mortes que não têm respostas e mantém-se no silêncio, dai silêncio gemido” explicou. O jovem escritor e activista disse que constam nos seus planos sociológipara os próximos tempos continuar a escrever e publicar livros que contribuam para libertação a mente de muitos em diversos factos e, assim, fazer desvendar mundos. Procurar ajudar as pessoas.

O autor

Jesus Miguel Barros Domingos (Wassandjuka Ukwakusima) nasceu no município da Matala a 17 de Outubro de 1998, onde, começou a sua formação académica, para mais tarde dar continuidade da mesma no seminário menor do Jaú. Estudante do Curso de ciências políticas, o jovem é igualmente activista social, defendendo direitos humanos e o cumprimento das obrigações dos governantes, tendo por este facto já organizado um série de manifestações exigindo água e energia eléctrica no município da Matala. O nosso interlocutor, já tem no mercado nacional três livros publicados, um de forma virtual e dois em formato físico, que são: Pedaços de mim publicado em 2016 e Vida em Folhas Apagadas, 2017. Na forja Wassandjuca Ukwakusima, tem um ensaio científico sobre a prostituição em Angola