Crianças suspeitas de integrar grupos armados libertadas na Nigéria

Crianças suspeitas de integrar grupos armados libertadas na Nigéria

Desde 2012, grupos armados não estatais no Nordeste da Nigéria recrutaram e utilizaram crianças como combatentes e não combatentes. O exército declarou mais de 1,6 mil menores inocentes de associação a estes grupos desde 2016; Unicef promete continuar acções para assegurar que todas as crianças afectadas pelo conflito voltem a encontrar as suas famílias

 

Um grupo de 25 crianças foi libertado da custódia administrativa do exército após suspeitas de integrar grupos armados na Nigéria. Em nota emitida esta Quinta- feira, em Abuja, o Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, destaca que com este novo grupo, que inclui duas meninas, sobe para 44 o número de crianças libertadas este ano. Para a representante do Unicef na Nigéria, Pernille Ironside, estas crianças estavam afastadas das suas famílias e comunidades, privadas da sua infância bem como de educação, de cuidados de saúde, e da possibilidade de crescerem em ambiente seguro e propício.

O Unicef destaca que continuará a trabalhar para garantir que “todos os menores afectados pelo conflito na Nigéria voltem a encontrar as suas famílias, tenham esperança de alcançar os seus sonhos e direitos humanos”. O Ministério de Assuntos Femininos e Desenvolvimento Social do Estado de O Estado de Borno liderou o processo no qual as crianças serão mantidas num centro de trânsito. As acções são apoiadas pelo Unicef enquanto estão em andamento os esforços para as reunir com suas famílias e reintegrá- las nas comunidades.

As crianças devem receber apoio médico e psico-social, Educação, formação profissional e educação informal, além de oportunidades para melhorar os meios de subsistência. Gastos Pernille Ironside disse ter havido progressos, mas revelou que o desejo é que todas as crianças suspeitas de envolvimento com grupos armados sejam transferidas da custódia militar para serem cuidadas por autoridades locais relevantes o mais rapidamente possível. A ideia é facilitar o seu regresso às famílias e comunidades.

Com a celebração dos 30 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança em 2019,a representante pediu o compromisso colectivo para “fazer mais para a protecção, o bemestar e o desenvolvimento de crianças na Nigéria, assegurando que elas não sejam recrutadas ou usadas em conflitos em primeiro lugar.” Desde 2016, um total de 2.499 pessoas, incluindo 1.627 crianças, já foram declaradas inocentes da associação com grupos armados não-estatais. Os serviços de apoio fornecidos pelo Unicef e parceiros envolvem a reintegração dos menores afectados e de outras crianças vulneráveis de comunidades expostas ao risco de recrutamento por grupos armados.