Okavango quer atrair mais turistas e diversificar a economia

Okavango quer atrair mais turistas e diversificar a economia

A informação foi avançada Sábado, 5, no Lubango, pelo director-geral do Pólo de Desenvolvimento Turístico da Bacia de Okavango, João Sebastião, durante a apresentação dos planos de acções prioritárias para dinamização do pólo, no II Conselho Consultivo do Turismo.

O gestor declarou que pretendem trabalhar com o Instituto de Estradas de Angola e serviços técnicos municipais para a recuperação dos troços viários que dão acesso ao Dirico, como Calai/Dirico, Dirico/Mucusso, por vincularem a mobilidade para o pólo. Realçou que pretendem igualmente reforçar a presença de turistas no local, interagindo com as unidades vizinhas, de modo a encaminhá- los para o Dirico, tornando a área mais atraente para os visitantes, bem como a promoção de campanhas de sensibilização junto das comunidades para aceitarem e participarem no desenvolvimento do turismo comunitário.

Outra acção, de acordo com o responsável, cinge-se ao desenvolvimento de um roteiro turístico no pólo, que abarca a sede do reino do Sambio, Xamavera e Mpupa, sendo este um potencial destino para o turismo cultural e para o efeito destaca-se um ponto de paragem para repouso e observação da fauna e flora local.

A preparação de um plano de participação em feiras em 2020, em Espanha, Portugal, Alemanha, Brasil e África do Sul, assim como a nível nacional, em actividades nas províncias do Namibe, Huíla e Benguela, e o relançamento da implementação dos projectos iniciados pelo Pólo, interrompidos por falta de financiamento, mas agora reforçados com investimentos público-privados, também constituem prioridades para tornar o local mais atractivo e rentável.

Indicou ainda que o incentivo da criação de uma agência de viagens local e de mais serviços de apoio ao turismo, a selecção de três aldeias para o turismo comunitário e o relançamento do surgimento da actividade agro-pecuária no seio das comunidades, bem como a criação de condições para a oficialização da pesca desportiva no rio Cuito, constituem outras acções em forja.

Destacou que o pólo propõe construir naquela localidade, um destino turístico de excelência na África Subsariana, focado no turismo da natureza e no eco-turismo savalguardando as necessidades das populações locais. O Pólo Turístico de Okavango, localizado no município de Dirico, na província do Cuando Cubango, foi criado pelo Decreto Presidencial número 56/11 de 24 de Março e ocupa uma área de 11 mil e 972 hectares, na confluência dos rios Cubango e Cuito.