e assim… José Kaliengue Director: Bombeiros sem “tinoni”

e assim… José Kaliengue Director: Bombeiros sem “tinoni”

Imagino que o comandante Tito, dos bombeiros de Luanda, à esta hora esteja aliviado, desengasgado, numa de “pronto, falei. Está falado, já não aguentava mais”.

É que ele desabafou, ontem, que os bombeiros estão sem meios para a sua missão, nem para apagar fogos, nem para o transporte de doentes ou sinistrados, contando, aqui, com a prestimosa colaboração do INEMA. Mas a coisa estava mais do que evidente, como um gato escondido mas com uma cauda enorme e felpuda de fora, a prestação no incêndio da Administração Municipal de Talatona, foi uma “exibição” pública da carência.

Aliás, a distribuição territorial dos bombeiros em Angola revela apenas que em determinadas zonas, incêndios ou outras crises nunca serão acudidos por bombeiros, não há lá bombeiros por perto, tão simples quanto isso.

Quando se fala da costumeira “enorme fatia” orçamental para a defesa e segurança, tomara que a protecção pública estivesse incluída. Não está. Os bombeiros são o parente pobre do sistema. Mas isto porque somos um país em que altas autoridades dizem nas redes sociais que aqui não acontecem incêndios florestais, por exemplo. Mas crescer é bom, mostra como a vida é.

Aqueles que quando crianças queriam ser bombeiros para salvar pessoas, certamente que agora nem querem ouvir falar da corporação, por isso são valentes os que lá estão, apesar de não terem com o que trabalhar.

E também…

Bombeiros sem “tinoni” Dia de Yom Kipur – assinala-se na tarde de 8 de Outubro até a tarde de 9 de Outubro de 2019 O Yom Kipur, também conhecido como Dia da Expiação e Dia do Perdão, é uma das datas mais importantes do Judaísmo.

Este feriado judaico é um dia de jejum extremo e de intensa oração, que começa no pôr do sol do dia anterior e que acaba com o nascer das estrelas do dia de Yom Kipur. No Yom Kipur aplicam-se proibições para afligir o corpo e para destacar a alma, que deve comandar o corpo. Durante todo este dia não se pode comer, usar roupa e calçado de couro, tomar banho, usar aparelhos eletrónicos e ter relações conjugais.

Assim, não se pode comer ou beber água, não se pode lavar o corpo, a boca e os dentes, à excepção da cara e das mãos pela manhã antes de rezar. Não se pode trabalhar, utilizar eletricidade, acender fogo ou carregar em botões. Grávidas, doentes e crianças com menos de 9 anos estão