Mais de duas mil pessoas se suicidaram em cinco anos

Assinala-se hoje o Dia Mundial da Saúde Mental. Em Angola, nos últimos 5 anos, cerca de 2500 pessoas suicidaram- se e para cada suicídio existem dez tentativas, em diferentes faixas etárias

 

O Ministério da Saúde de Angola, através do Programa de Saúde Mental e Abuso de Substâncias, juntamente com a Direcção Nacional da Acçaõ Social e Escolar do Ministério da Educação, realiza hoje, em Luanda a “ VII conferência sobre a problemática do suicídio em Angola, denominada “Juntos na prevenção do suicídio”.

Segundo uma nota de imprensa do Ministério da Saúde, o ponto alto desta conferência está voltado para a apresentação oficial do modelo de notificação do registo obrigatório da conduta suicida e do suicídio, que deve ser aplicado em todas as unidades hospitalares públicas e privadas. De modo a se poder dar uma resposta íntegra e voltada à saúde mental das pessoas em factor de risco, e assim poder salvar mais vidas, a efeméride é uma oportunidade para todos os sectores da sociedade se juntarem e chamar a atenção para as necessidades que carecem as pessoas em risco de suicídio, tentativa de suicídio, sobreviventes e pessoas enlutadas por suicídio.

O suicídio ocorre ao longo de toda a vida e é a segunda principal causa de morte entre os jovens de 15 a 29 anos em todo o mundo e dos 25 aos 55 anos em Angola. Em Angola, nos últimos 5 anos, cerca de 2500 pessoas suicidaram-se e para cada suicídio existem dez tentativas em diferentes faixas etárias. Sendo assim, a conferência, será uma das actividades em continuidade de uma campanha que foi lançada a 10 de Setembro no âmbito do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio.

A conferência visa promover a compreensão sobre o suicídio, aumentar a consciencialização sobre os riscos do suicídio e das tentativas de suicídio para a saúde pública, bem como apelar para que a prevenção do suicídio seja uma prioridade na agenda política nacional. De acordo com os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), todos os anos cerca de 800 mil pessoas suicidam-se. Cada suicídio é uma tragédia que afecta famílias, comunidades e países inteiros e tem efeitos duradouros nas pessoas que ficam para trás.

error: Content is protected !!