Clientes da ENDE devem 400 milhões de kwanzas

Clientes da ENDE devem 400 milhões de kwanzas

Quatrocentos milhões de kwanzas é o valor da dívida acumulada desde 2017 até a presente data, pelos clientes da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE), na província do Cuanza- Sul.

De acordo com o director da ENDE, Rosário de Almeida, que prestou esta informação à Angop, à margem da terceira reunião de balanço da região centro, algumas empresas públicas e privadas (não especificadas) são as mais devedoras. Apesar das dívidas, segundo o responsável, não existem restrições no fornecimento de energia eléctrica aos consumidores. Informou que a falta de pagamento tem criado impasses para a materialização dos projectos ligados a expansão da rede para os restantes sete municípios. Fez saber que a província do Cuanza-Sul tem uma potência instalada de 104 megawatts e está a distribuir apenas 43.

Informou que o município da Quibala será a próxima a Dr beneficiar de energia eléctrica, cujos trabalhos preliminares estão em curso. Por seu turno, o vice-governador do Cuanza-Sul para o sector técnico e infraestruturas, Demétrio Sepúlveda, disse que o fornecimento de energia constitui uma das prioridades do Governo, por ser um recurso transversal ao desenvolvimento da economia.

O vice-governador prometeu apoiar institucionalmente a ENDE, com vista a instalação da energia eléctrica nos restantes sete municípios da província do Cuanza- Sul.