Monstro da CDC Angola invade Montemor-o-Novo em Portugal

A digressão da Companhia de Dança Contemporânea de Angola pela Europa continua a merecer a atenção do público. O colectivo entra esta Quartafeira na segunda semana de actuações, com a invasão monstro

Já esteve nos principais palcos de exibição internacionais e muito recentemente em Angola. De regresso à Europa, o famoso “Monstro” da Companhia de Dança Contemporânea de Angola estará esta Quarta-feira, em Montemor-o-Novo, em Portugal, uma semana após a sua exibição em diferentes salas do “velho continente”.

O espectáculo, inserido na digressão da companhia pela Europa, iniciou no passado dia 5, no Afro-Vibes Art Festival, em Amsterdão (Holanda), com a exibição da peça “O Monstro Está Em Cena”, de Ana Clara Guerra Marques e Nuno Guimarães, ao que se seguiram e a exibição de um documentário com o título “Outros Rituais Mais ou Menos”. A peça que muito sucesso está a fazer nos palcos internacionais, convida à reflexão sobre o ser humano enquanto protagonista de um mundo onde cresce a violência, o individualismo e a intolerância. Os novos modelos capitalistas baseados no consumismo e nos conflitos entre os diferentes grupos étnicos, religiosos ou políticos promovem o surgimento de novos “muros” e a resignação perante as assimetrias entre fartura e miséria.

As questões de género e a condição de inferioridade imposta à mulher são, igualmente, alvo desta desconfortante introspeção sobre a condição humana. Já o documentário, com a duração de 120 minutos, acompanha o trabalho da coreógrafa Ana Clara Guerra Marques e da Companhia de Dança Contemporânea de Angola (CDC) na preparação e ensaios para a Temporada 2009, que marcou o regresso aos palcos após um longo interregno. O filme conta com a participação de Nuno Guimarães, Abrãao Kumba, David Mwa Mudiandu.

Inclui os bailarinos Cemi Diamoneka, Adilson Valente, António Sande, Benjamim João, Divaldo Nunes, Zuni Kurty André Baptista, Armando Mavo, Samuel Vilarinho e Rossana Monteiro, estes últimos convidados da referida formação. Nesta sua digressão que termina a 31 deste mês, a CDC, procederá também à apresentação do livro “Máscaras Cokwe: A Linguagem Coreográfica de Mwana Phwo e Cihongo” de Ana Clara Guerra Marques, na Universidade de Coimbra

error: Content is protected !!