PR vai ao 1º Fórum Rússia-África

O evento terá lugar na estância balnear de Sochi, nas margens do mar negro, nos dias 23 e 24 do corrente. Em paralelo, será realizado um fórum de negócios entre a Rússia e a África

Presidente da República João Lourenço foi convidado pelo Governo russo a estar presente no 1º Encontro Rússia-África, soube O PAÍS de fonte diplomática na capital angolana. Segundo a fonte, o encontro entre os líderes africanos e o homólogo russo, Vladimir Putin, terá lugar na estância balnear de Sochi nas margens do Mar Negro nos dias 23 e 24 do corrente.

Em paralelo, está previsto, igualmente, a realização do 1º Fórum Rússia-África de Negócios. As questões de cooperação económica e investimento russo vão recertamente dominar as discussões, além que de outras questões que andam no topo da agenda do continente. Em Janeiro deste ano, o ministro russo da Indústria e Comércio, Denis Manturov, foi citado como tendo afirmado que reconhecia haver “um grande potencial de cooperação entre a Rússia e a África no sector Industrial” e admitia mesmo que empresas russas eram capazes de fortalecer a sua presença no mercado africano.

Citado pela Fundação Roscongress, uma grande organizadora de convenções e exibições de eventos, tanto na Rússia como no exterior, Manturov apontou que “Há um grande potencial para cooperação russo-africana nos sectores militar-técnico e industrial. “Empresas russas são capazes de fortalecer as suas posições no mercado africano através do uso correcto das suas vantagens. Nós esperamos que o interesse nessa região cresça entre os industriais russos com o tempo. Em qualquer nível, nós faremos tudo que pudermos para isso”.

Na altura, segundo a Roscongress, estas decisões haviam sido tomadas durante uma reunião com Anton Kobyakov, um conselheiro do presidente da Rússia, Vladimir Putin, e com o professor Benedict Oramah, presidente da mesa de directores do Banco Africano de Exportação-Importação (Afreximbank) de onde saiu a decisão de realizar o 1º Fórum Rússia- África de Negócios, como parte do encontro Rússia-África.

O evento acolherá os líderes dos Estados africanos e representantes russos, africanos de agências internacionais de negócios e de governos, assim como de associações de integração no continente africano.

error: Content is protected !!