ITA investe Kz três mil milhões no novo Data center

ITA investe Kz três mil milhões no novo Data center

A Internet Technologies Angola (ITA), um dos maiores operadores do sector de telecomunicações do país investiu um total de 3,1 mil milhões de Kwanzas equivalentes a USD 10 milhões, para a construção e apetrechamento do seu novo data center. A nova infra-estrutura construída num edifício de dois pisos, numa área de 1.300 metros quadrados, tem uma capacidade para mais de 7 mil servidores, e está equipado com os mais modernos meios de segurança e capacidade de armazenamento, ligação com todos os operadores de serviços de telecomunicações.

Segundo o presidente do conselho administrativo da ITA, Rolf Os serviços do novo Data Center vão permitir às empresas do sector bancário e seguros utilizar serviços de alto nível Caculo Cabaça começa a gerar energia em 2024 A primeira turbina de um total de quatro da barragem hidroeléctrica de Caculo Cabaça, em construção na província do Cuanza-Norte, começa a produzir energia eléctrica a partir de 2024, anunciou o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges. Caculo Cabaça será o maior complexo hidroeléctrico do país, com capacidade para gerar 2 mil e 172 Megawatts, depois de Laúca, com dois mil e 70 MW. A primeira pedra para a sua construção foi lançada em Agosto de 2017.

Caculo Cabaça constitui o quarto projecto hidroeléctrico erguido no curso do Médio Kwanza, a seguir às barragens de Capanda e Laúca (Malanje), bem como de Cambambe (Cuanza-Norte). Com as três grandes barragens já em exploração comercial (Cambambe, Laúca e Capanda), associada à Central de Ciclo Combinado do Soyo e a outros centros de produção, o país dispõe actualmente de uma capacidade instalada de 5 mil e 235 megawatts. Neste momento, segundo o ministro, decorrem trabalhos de construção do túnel para o desvio do rio.

“O desvio do rio é fundamental para que possamos começar a construir a barragem”, sublinhou o ministro em entrevista a órgãos publicoa de comunicação social. João Baptista Borges disse estarem a decorrer, agora, discussões para que se possa garantir o financiamento dos equipamentos electromecânicos da barragem que serão fornecidos pela Alemanha. Segundo o ministro, os trabalhos decorrem sem sobressaltos, do ponto de vista laboral, pois os problemas que existiam entre a entidade patronal e trabalhadores foram superados com a mediação do ministério. “Há um ambiente de diálogo entre empreiteiro e trabalhadores, estando o ministério a acompanhar e a facilitar o diálogo, e estamos optimistas em relação ao desenvolvimento desta obra”, disse.

Brenda Sambo Mendelsohn, o novo Data Center da ITA vai aumentar quatro vezes a capacidade de oferta de serviços de Data Center, beneficiando pequenas e médias empresas que poderão aceder localmente a serviços seguros e de alta fiabilidade Referiu que o investimento de 3.1 mil milhões de Kwanzas representa a forte aposta da ITA no desenvolvimento das telecomunicações e tecnologias de informação em Angola.

A nova infra-estrutura vai duplicar a capacidade na oferta de serviços às empresas angolanas, disponibilizando soluções completas de serviços de Colocation, Hosting e Serviços em Cloud, dentre outros. Além disso, os serviços alargados vão permitir às empresas, principalmente do sector bancário e seguros, a utilização de serviços de alto nível e manter os seus dados críticos dentro do país. “O Data Center vai revolucionar a oferta de serviços de armazenamento de dados no mercado nacional, com diversas soluções completas no mercado empresarial”, disse. Salientou que a expansão do mercado de Data Centers é apontada como o principal vector da transformação digital das economias africanas, por estimular os serviços de computação em Cloud que possibilitam o fomento dos sistemas de pagamentos para o mercado de retalho, a inclusão financeira, os modelos de negócios sustentáveis e da administração de receitas.

 

Por sua vez, o ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha, enalteceu na ocasião a iniciativa da ITA, uma vez que trata- se de uma infra-estrutura que vai servir para beneficiar muitas das pequenas e médias empresas no mercado nacional. O governante encorajou a operadora no sentido de continuar a construir outros Data Center em outras províncias do país e contribuir para a qualidade dos serviços em todo o país.

Sobre a ITA

A ITA é um dos maiores operadores de Internet, voz e dados de Angola. Fundada em 2005, como um provedor de serviços de Conectividade, Voz, Data Center e Cloud, a empresa opera em todo o país, com tecnologia Fibra, Wireless e Satélite, vocacionada para garantir serviços de excelência técnica e humanas aos seus clientes e parceiros corporativos, comprometidos com o desenvolvimento de Angola. Os seus serviços são sustentados por uma equipa altamente especializada, com uma forte experiência na implementação de soluções de telecomunicações em África. Alicerçada no conhecimento e boas práticas de padrões internacionais, a ITA está comprometida em fornecer o serviço mais fiável e a melhorar a assistência ao cliente.