PR acredita cinco embaixadores

PR acredita cinco embaixadores

Em cerimónias decorridas em separado, no salão nobre do Palácio Presidencial, o Chefe de Estado angolano reafirmou o desejo de ver reforçadas as relações de cooperação com os cinco países. Mestre em História Moderna, Línguas Orientais e Ciência da Comunicação, o embaixador da Bélgica apontou como prioridade a promoção da cooperação nos domínios portuário, mineiro e no ensino universitário.O diplomata manifestou o apoio do seu país às reformas políticas e económicas em curso em Angola. A chefe da missão sueca, Ewa Polana, diplomata há 22 anos, com passagem pela Alemanha, México, Indonésia, Timor, Qatar e Brasil, se predispôs em ajudar Angola na luta contra a corrupção e na diversificação da economia.

A embaixadora anunciou o interesse do seu país em financiar a construção de um novo hospital em Luanda e fornecer tecnologia para a protecção ambiental e produção de energia. Por sua vez, a embaixadora de Moçambique em Angola, Osvalda Joana, mestre em Ciências Jurídicas e ex-presidente da Federação das Mulheres de Carreira Jurídica, sublinhou o interesse de elevar as relações económicas entre os dois países. “Depois da guerra, precisamos de desenvolver os dois países, consolidar a paz, crescer de braços dados, com investimentos empresariais recíprocos, assim como potenciar a presença de organismos regionais e internacionais”, rematou.

O novo embaixador do Zimbabwe, Thando Madzvamuse, militar de carreira, já exerceu cargo de direcção no Ministério dos Negócios Estrangeiros e Comércio Internacional. O chefe da missão diplomática do Rwanda já foi senador e prefeito de Kigali, além de ter trabalhado na embaixada rwandesa em Tripoli, Líbia.