Reino Unido e União Europeia chegam a um acordo sobre o Brexit

 Reino Unido e União Europeia chegam a um acordo sobre o Brexit

O anúncio foi feito horas antes de uma reunião em Bruxelas que reunirá representantes europeus. O Reino Unido e a União Europeia chegaram a um novo acordo sobre o Brexit, anunciaram na manhã desta quinta-feira (17) o premiê britânico, Boris Johnson, e o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, após uma maratona de negociações para evitar um divórcio sem acordo.

O novo acordo precisa ser aprovado pelo Parlamento britânico. “Temos um óptimo novo acordo. Agora o parlamento deve concluir o Brexit no Sábado, para que possamos passar para outras prioridades, como o custo de vida, o combate ao crime violento e a defesa do meio ambiente”, declarou Boris Johnson em uma rede social.

“Onde há vontade, há acordo. Nós temos um! É um acordo justo e equilibrado para a UE e o Reino Unido. Recomendo ao Conselho Europeu que respalde este acordo”, afirmou Juncker no Twitter. Para Juncker, “já era tempo” de finalizar o processo de divórcio e avançar o mais rapidamente possível para negociações da futura parceria da UE com o Reino Unido.

Para que os dois lados chegassem a um acordo, era preciso resolver a questão da fronteira entre a Irlanda do Norte (que faz parte do Reino Unido) e a República da Irlanda (país independente que integra o bloco europeu).

O que acontece agora? O anúncio foi feito horas antes da reunião em Bruxelas que reunirá representantes europeus para apreciar e votar o acordo. Juncker afirmou em carta que irá recomendar que os líderes dos 27 membros do bloco aprovem o acordo. Posteriormente, o texto também deve ser aprovado pelo Parlamento britânico, onde Boris Johnson não conta com o apoio da maioria.

O novo texto deve ser apreciado em uma sessão extraordinária prevista para acontecer no sábado (19). O Partido Unionista Democrático (DUP), da Irlanda do Norte, já afirmou que não apoiará o acordo. O principal partido de oposição a Boris Johnson, o Trabalhista, também sinalizou que não deve aprovar o texto.