A aplicativo de dois angolanos nomeado finalista regional apps África awards 2019

A aplicativo de dois angolanos  nomeado finalista   regional apps África awards 2019

A Appy Saúde, aplicativo criado por dois cidadãos angolanos, foi nomeada finalista nas categorias “Melhor app de África” e “Melhor health tech de África” pelo concurso regional apps África awards 2019, sendo a única startup dos países lusófonos africanos

Numa competição com mais de 400 participantes de 52 países, a Appy Saúde, o aplicativo móvel de saúde de Angola, foi nomeada como finalista em duas categorias, “Melhor app de África” e “Melhor health tech de África”, concorrendo com apenas mais quatro finalistas em cada categoria. Nestas categorias, a Appy Saúde é a única startup dos países lusófonos africanos.

O concurso AppsAfrica Innovation Awards, celebra o melhor em tecnologia móvel de toda a África, apresentando as melhores inovações do continente em 14 categorias. São elegíveis para este prémio empresas estabelecidas ou startups que lançaram serviços em pelo menos um país africano. Segundo uma nota chegada a OPAÍS, os prémios apoiados pela Tencent e Mobile Monday South Africa (MOMO) proporcionam aos vencedores reconhecimento do sector, publicidade global e networking com mais de 300 especialistas do sector na festa de premiação.

O evento acontecerá na Cidade do Cabo, no dia 11 de Novembro, na véspera da AfricaCom. Os vencedores da categoria também são convidados para o Africa Tech Summit Kigali 2020 para se juntarem a mais de 600 líderes de tecnologia de todo o continente. As inscrições para as 14 categorias foram avaliadas e julgadas por um painel independente de especialistas do sector, incluindo media, investidores e líderes do ecossistema de tecnologia.

Depois de avaliar todas as inscrições, os juízes a reduziram para apenas 5 finalistas em cada categoria. Além da startup angolana Appy Saúde, na categoria que foi eleita, concorrem os seguintes finalistas, Carbono (OneFi)-Nigéria – uma app financeira, Secureview Limited- Nigéria-uma app de serviços de segurança física, Desenvolvedores de T&A para Geólogo de Campo-Camarões-um notebook de campo digital usado no registo de dados de campo e Carry1st Trivia- vários países-uma app de jogo pedagógico.

Já na melhor health tech de África, a Appy Saúde – Angola – aplicativo móvel que permite reservar medicamentos, receber produtos das farmácias, marcar consultas online e aderir a seguros de saúde concorreu com a 54gene – Nigéria, uma empresa de genómica africana com um biobanco. A Chefaa-Egipto – um aplicativo que permite encomendar medicamentos e receber alertas de medicação, Helium Health-Nigéria, uma empresa provedora de registos médicos eletrônicos na África Ocidental e a Vula Mobile – África do Sul – aplicativo móvel que ajuda a fornecer aos pacientes um atendimento especializado em serviços de Saúde.