PIIM na lunda- Norte prioriza sectores primários

O governador provincial da lundanorte, Ernesto Muangala, apontou os sectores da Saúde, Educação e Águas, como prioritários para a implementação do Plano de Integrado de Intervenção nos municípios(PIIM)

Por:Maria Custódia

Falando à margem da abertura do Ano Legislativo 2019/2020, decorrido a 15 de Outubro na Assembleia Nacional, informou que para a implementação deste projecto, a província que dirige recebeu do Governo Central mais de 10 mil milhões de Kwanzas. Este montante servirá também para os sectores da Defesa, Segurança e Ordem Interna, Construção e Obras Públicas(reparação de estradas secundárias e terciárias da província). No que concerne ao sector da Saúde, o governante disse que, numa altura em que começam a cair as chuvas na província, com este valor serão criadas as condições para prevenir casos de malária na província.

A Lunda–Norte, segundo Ernesto Muangala, é uma das províncias híper-endémicas em malária e as medidas preventivas estão a ser tomadas pelo Gabinete Provincial da Saúde para prevenir males maiores. Outro passo que será dado neste sector é o reforço da Educação das populações sobre o perigo que representa a malária, com a realização de palestras sobre o saneamento básico, o apetrechamento das unidades sanitárias com os fármacos e outros meios hospitalares.

Ravinas Sobre a situação das ravinas que ameaçam isolar a capital da província dos municípios e as províncias vizinhas, neste momento decorrem os trabalhos para o estancamento das mesmas ao nível das infra-estruturas e serviços técnicos. Com o mesmo propósito, no seio das comunidades, está-se a plantar árvores para se evitar o surgimento de mais erosões, sendo que a província tem um registo de 74 ravinas, e a maior parte destas surgem na época chuvosa.

Centralidade do Mussungue Em breve declarações à imprensa, explicou que as ravinas que ameaçavam a Centralidade de Mussungue, arredores da cidade do Dundo, e a pista de Aeroporto de Kamakenzo, a Estrada Nacional 180 Dundo/Lucapa e a ravina na Estrada Nacional 225 Dundo/ Xamuteba estão a ser intervencionadas. Ernesto Muangala disse que estas obras têm a previsão de terminar no primeiro trimestre do próximo ano de 2020.

error: Content is protected !!