Projecto “Apostar no aviturismo” lançado em Malanje

O projecto “Apostar no aviturismo”, uma iniciativa presidencial que visa dinamizar e rentabilizar o sector no país, foi lançado em Malanje, pela ministra do Turismo, Ângela Bragança

O projecto da empresa espanhola Promised Land Ventures SL (PLV), visa promover o aviturismo, dando oferta de trekking, também conhecido de ciclismo de montanha e escalada para observação dos mais diversos tipos de aves da fauna angolana. O acto de lançamento do projecto aconteceu na Aldeia de Kinjila, no município de Calandula, uma região detentora de inúmeras espécies de aves, com potencial para o fomento do aviturismo. A cerimónia marcou igualmente o encerramento duma formação e entrega de certificados a seis guias turísticos de Kinjila, que terão a missão de guiar e informar os turistas sobre as áreas de observação de aves e de mostrar o potencial da região nesse domínio.

Na ocasião, a ministra Ângela Bragança referiu que o projecto “Apostar no avituirsmo”, surge como recomendação da I conferência internacional sobre ecoturismo promovida em Julho de 2018, no município de Calandula. Acrescentou ser uma iniciativa aprovada pelo presidente da República por se tratar de um sector que proporciona emprego para a juventude e gera receitas para o Estado e que poderá transformar a vida da comunidade de Kinjila devido à visita de vários turistas nacionais e estrangeiros.

A governante refe- “Um dos nossos objectivos é promover a construção de uma comunidade de líderes que contribuirão para o desenvolvimento do país”  e a nível nacional riu ainda que os guias ora formados e a população, devem receber os visitantes com agrado para que estes se sintam confortáveis, tendo apelado o governo da província e a administração local, a criar condições de alojamento e serviços adicionais para os turistas A localidade detém 220 variedades de pássaros registadas espalhadas em 4 habitat diferentes, nomeadamente matas ribeirinhas, miombo, capim e rios, que muitas vezes são atingidos por caçadores furtivos, prática a combater, face aos objectivos do projecto “Apostar no aviturismo”.

O governador provincial em exercício, Domingos Eduardo, enalteceu a importância do projecto para Malanje e o país em geral, bem como destacou a hospitalidade do povo de Kinjila, pelo que augura bem-estar para os visitantes e rendimentos com a implementação do aviturismo. O aviturismo é um turismo de observação das aves, baseado no contacto com o património natural e cultural, incentivo à conservação das espécies e na promoção da consciência ambientalista dos cidadãos.