Festival Arena das Artes CEARTE atrai multidões

A festa aberta ontem com rapsódias, exposições e concertos tem a duração de cinco dias, e prolongar-se-á até Sexta-feira

Cinco dias marcarão o Festival Arena das Artes CEARTE, que decorre desde ontem no hall do mesmo Complexo de Escolas de Arte, no bairro Camama, em Luanda. O certame, envolvendo estudantes daquela instituição de ensino, foi aberto pelo secretário de Estado para as Indústrias Criativas, João Constantino, em representação da ministra da Cultura, Maria da Piedade de Jesus.

A festa iniciou com a Rápsódia CEARTE e o Hino da Arena, ao que se seguiu a inauguração da exposição de artes plásticas dos professores Gonga e Gilberto Capitango. Para gáudio dos visitantes e anfitriões, prosseguiu com a inauguração da Feira e oficinas de Arte no Pavilhão Multiusos do Instituto, culminando com a apresentação de um documentário do referido Complexo, produzido pela Área de Formação em Cinema do CEARTE.

O festival rendeu também homenagem ao Produtor e Realizador de Cinema Óscar Gil, seguido de uma palestra com o tema: “O Artista Made In CEARTE e a Globalização – Elementos para a Compreensão de uma Realidade”, proferida pelo professor da instituição, José Elias Alberto. A primeira parte do certame encerrou com um concerto da Banda CEARTE, que muitos aplausos arrebatou do público presente. Hoje, Terça-feira,22, o programa inclui um tributo ao professor e artista plástico, Francisco Van- Dúnen “Van”, pelos 42 anos dedicados em prol da formação artística.

Acção semelhante terá, igualmente, amanhã (Quarta-feira), o professor de dança e sub-director Administrativo do CEARTE, pelos mais de 30 anos de serviço em prol da formação artística. O festival prosseguirá até Sexta- feira, 25, envolvendo alunos de todas as Áreas de Formação do CEARTE, nomeadamente, Artes Visuais e Plásticas, do Cinema, da Dança, da Música e do Teatro, num total de 421, bem como de professores e funcionários administrativos

error: Content is protected !!