Trump está ‘totalmente preparado’ para uma acção militar contra Turquia, diz Pompeo

Trump está ‘totalmente preparado’ para uma acção militar contra Turquia, diz Pompeo

O presidente americano Donald Trump está “totalmente preparado” para tomar medidas militares contra a Turquia “se necessário”, disse o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo. “Preferimos a paz à guerra […] Mas, no caso de ser necessária uma acção cinética ou militar, vocês devem saber que o presidente Trump está totalmente preparado para empreender essa acção”, disse Pompeo à CNBC na Segunda- feira (21).

Ele acrescentou que Washington “certamente” usaria poderes económicos e “diplomáticos” antes de recorrer a medidas militares. O secretário de Estado também se recusou a revelar a linha vermelha que levaria à acção militar contra a Turquia (um país membro da OTAN), dizendo que não quer “sair na frente da decisão do presidente sobre se deve ou não tomar a incrível iniciativa de usar o poderio militar americano”.

Washington condenou a incursão turca e impôs sanções a vários ministros da Defesa, Energia e Interior turcos, bem como aos departamentos de Defesa e Energia de Ancara.

Operação militar

Os Estados Unidos e a Turquia acordaram um cessarfogo de cinco dias a 17 de Outubro para permitir a retirada das forças curdas do Nordeste da Síria. Tanto Ancara como os curdos acusaram-se mutuamente de violar a trégua. O presidente turco anunciou no dia 9 de Outubro o início da Operação Fonte de Paz no Norte da Síria, prometendo limpar a região dos combatentes curdos e de militantes do Daesh (grupo terrorista proibido na Rússia e em vários outros países). Damasco qualificou a operação como agressão, e a comunidade internacional condenou as acções de Ancara.