Polícia britânica prende motorista que transportava 39 corpos

Polícia britânica prende motorista que transportava 39 corpos

A descoberta fora feita após os serviços de emergência receberem um alerta. Acredita-se que o caminhão tenha entrado no Reino Unido pelo porto de Holyhead, ao norte do País de Gales, grande porta de entrada para o tráfico a partir da Irlanda, no domingo e tenha iniciado sua rota na Bulgária, informou a polícia.

O motorista do veículo, um norteirlandês de 25 anos, está preso. O primeiro-ministro Boris Johnson disse estar chocado. “Estou a receber atualizações regulares e o Ministério do Interior vai trabalhar de perto com a polícia de Essex, enquanto estabelecemos exactamente o que aconteceu”, tuitou Johnson. “Os meus pensamentos estão com todos que perderam as suas vidas e seus entes queridos”. As pessoas presentes no camião, 38 adultos e um adolescente, foram declaradas mortas após os serviços de emergência serem chamados para o parque industrial de Waterglade, não muito longe de docas no rio Tâmisa.

O Ministério das Relações Exteriores da Bulgária informou que, a essa altura, não poderia confirmar se o camião havia iniciado o seu trajecto a partir do país. “Ainda estamos a conferir as informações divulgadas pela imprensa britânica, e contactando as autoridades”, disse a porta-voz Tsvetana Krasteva. A perícia forense estava inspecionando um grande contentor branco num camião no local.

A polícia isolou a área para prosseguir a investigação. “Neste estágio, não identificamos de onde são as vítimas ou suas identidades e antecipamos que isso pode ser um processo demorado”, disse a chefe da polícia de Essex, Constable Pippa Mills, a repórteres. “Isso é uma tragédia absoluta”. Mills acrescentou que descobrir a identidade das vítimas é prioridade. Trabalhadores locais disseram não poder acessar aos seus estabelecimentos devido a um extenso cordão de isolamento.

Por anos, imigrantes ilegais tentaram chegar ao Reino Unido amontoados em camiões. A maior tragédia envolvendo imigrantes ilegais no Reino Unido ocorreu em 2000, quando autoridades alfandegárias britânicas encontraram 58 corpos de chineses amontoados num camião de tomates num porto de Dover.