Oposição na África do Sul em crise: ex-líder deixa MP

DA leader Mmusi Maimane during a media briefing on the outcome of the election on federal council chairperson were Athol Trollip lost to Helen Zille. Photo Thulani Mbele. 20/10/2019

O ex-líder da Aliança Democrática da África do Sul, Mmusi Maimane, desistiu do seu assento no parlamento na Quinta-feira depois de deixar a liderança nacional e mergulhar o tradicional partido liberal branco em crise.

Raça e classe continuam a ser questões altamente divergentes na África do Sul, onde o Congresso Nacional Africano está no poder desde o fim do governo do apartheid de minoria branca em 1994. Esperava-se que Maimane permanecesse como líder parlamentar da Aliança Democrática (DA) até ao final do ano. Alguns temem que a sua demissão possa precipitar um êxodo de mais parlamentares negros da AD e prejudicar o partido antes das eleições municipais de 2021. “Hoje renunciei ao DA e ao parlamento”, disse Maimane num tweet na Quinta-feira. Na Quarta-feira, ele renunciou ao cargo de chefe do partido, o segundo líder negro de alto escalão a deixar o cargo nesta semana, citando dificuldades em atrair o partido à maioria dos eleitores negros.

error: Content is protected !!