Aipex recebeu 44 propostas avaliadas em USD 61 milhões

Aipex recebeu 44 propostas avaliadas em USD 61 milhões

Sessenta e um milhões de dólares norte-americanos é o valor global de 16 propostas de investimentos privados implementadas, este ano, pela Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX

Estas propostas implementadas fazem parte das 44 recebidas no sector do comércio e permitiu criar mil 333 postos de emprego. No total, a instituição recebeu 189 propostas, a partir das quais se previa criar mil e 800 empregos. Estes dados foram fornecidos pela administradora da Aipex para a área de investimentos e captação de investimentos, Sandra Dias dos Santos, à margem do primeiro Fórum Empresarial, enquadrado no programa da Feira de Negocio dos Município de Luanda, aberto na Quarta-feira.

Segundo a responsável, o maior investimento foi feito por empresas nacionais, seguido do investimento misto com parcerias de empresas angolanas e estrangeiras. Das estrangeiras destacou Portugal com 19 propostas avaliadas em USD 7 milhões, a China com seis num montante de 176 milhões, Eritreia com cinco propostas num valor de 5 milhões. Dos produtos na linha de exportação, neste momento, apontou o sal, pescado, frutos tropicais, madeira, café e mel.

Apontou como desafios principais, o aumento da produção interna, no sentido de ter excedente para a exportação, bem como a criação de condições para o escoamento dos produtos a partir do campo. Para um melhor dinamismo das empresas importadoras, a Aipex está a realizar formações específicas para os importadores. Sandra dos Santos foi oradora do tema “Níveis de captação de investimento directo no sector do comércio.