TPA: Uma nova janela se abre para Mara D’Alva

TPA: Uma nova janela se abre para Mara D’Alva

A radialista e apresentadora Mara D’alva será o “novo rosto” do programa “Janela Aberta”, da TPA 1, como anunciado pela própria, em primeira mão, numa entrevista que concedeu ao programa “Matabicho” da TPA 2, antigo canal 2, emissora onde em 2009 se iniciou no mundo da televisão sob gestão da Semba Comunicação

Por:Israel Campos

Após quase dois anos distante dos ecrãs, na sequência da extinção do Canal 2, onde até em 2017 apresentou o programa “Dia-a-dia”, Mara D’alva está, finalmente, sobretudo para os seus seguidores e admiradores, de volta à televisão e, desta vez, num dos programas mais antigos assistidos da televisão pública. Em entrevista à TPA 2, Mara disse estar “tranquila, confiante e ansiosa” para enfrentar o novo desafio que lhe foi proposto pela direcção do órgão, comprometendo- se, sempre, pois, em fazer aquilo que de melhor sabe fazer. Depois de ter desvendado as “boas novas” através da televisão, a também vencedora da categoria “Voz Feminina do Ano” pelos prêmios “Globos de Ouro”, edição 2018, recorreu a sua página oficial do Facebook onde, junto de uma passagem bíblica, disse contar com o apoio de todos aqueles que respeitam e admiram o seu trabalho naquilo que chamou de uma “nova empreitada”.

A noite é dela

Em Junho do ano passado, no âmbito da inserção de novos conteúdos na emissora pública, o canal principal da TPA começou a emitir um spot publicitário em que anunciava a breve chegada do programa “A noite é dela” que seria, supostamente, um programa das noites de Domingo apresentado por Mara D’alva. Segundo apurado pela PlatinaLine, na altura, o programa iria abordar “todo o universo feminino e questões do empoderamento da mulher”, fim de citação, e a apresentadora já se encontrava envolvida na concepção e estruturação do novo programa.

Surpreendentemente, depois de cerca de alguns meses no ar, o spot publicitário parou de ser emitido e nada mais se disse em relação ao programa. Fez-se silêncio absoluto e nem sequer a direcção de programas da Tpa se dignou em prestar qualquer tipo de justificação que fosse aos telespectadores, que são, na verdade, os “donos” da empresa. Em entrevista ao programa dominical da Rádio Luanda, o “Kialumingo” no domingo, 13, o director- geral da antena da TPA, Manuel da Silva, disse sobre o programa que “no conjunto dos ajustamentos que estamos a fazer entendemos fazer uma troca e uma outra arrumação”.

A substituição de Dinamene Cruz por Mara D’alva na apresentação do programa “Janela Aberta” é uma das novidades, dentre várias outras, que a TPA tem preparada no âmbito das celebrações do 44º aniversário da estação, celebrado no último dia 18 de Outubro. Actualmente o programa “Janela Aberta” é temporariamente apresentado por Armanda Jorge. Segundo uma fonte deste jornal a estreia de Mara D’alva no “Janela Aberta” está agendada para o próximo dia 28 de Outubro. Recorde- se que dentre vários outros prémios e distinções, Mara D’alva foi eleita pelo público a “Diva da Comunicação” no ano de 2010.