Festival Arena das Artes CEARTE 2019 supera expectativas

O festival, envolvendo estudantes e professores daquela instituição de ensino, incluiu um leque diversificado de atracções, desde palestras, exposições, concertos, artes cénicas e homenagens a distintas figuras ligadas ao universo do cinema e das artes plásticas

Por:Augusto Nunes

Caiu o pano sobre o Festival Arena das Artes – CEARTE 2019, realizado de 21 a 25 deste mês, no Complexo das Escolas de Arte do Camama em Luanda. Durante cinco dias, os estudantes daquela instituição de formação artística, procuraram mostrar o que de bom têm aprendido ao longo do tempo em matéria de arte e proporcionaram ao público agradáveis. A agenda desta edição foi preenchida por várias actividades artísticas, entre espectáculos de música, de teatro e de dança, no auditório do instituto e no hall da entrada principal, bem como feira e oficinas, que aconteceram no campo multiusos. As actividades contaram com um público diversificado, composto por alunos, docentes, trabalhadores administrativos, familiares, personalidades individuais e colectivas do mundo das artes e da cultura, e tiveram como ponto alto, de Segunda a Sexta-feira, a realização de palestras e homenagens.

Este ano, as reverências do festival recaíram sobre distintas figuras ligadas ao universo do cinema e das artes plásticas, tais como o Produtor e Realizador de Cinema, Óscar Gil, o professor e artista plástico, Francisco Van-dúnem “Van”, o sub-director Administrativo e professor de dança do CEARTE, Nelson Augusto, a actriz e encenadora do Grupo de Teatro Oásis, Victória Soares “Tia Totonha” e ao sub-Director Pedagógico e professor de música do CEARTE, Gaspar Agostinho Neto. Já no que diz respeito a palestras, estas consistiram na abordagem de diferentes temas, e o primeiro, “Olomesene Vio Visikilo Ponjango Lovisungo Vovambo”, em Umbundu, levado o artista plástico e docente do CEARTE, Gilberto Capitango, a retratar os mestres da música na aldeia .

A segunda palestra, cujo orador foi Roldão Ferreira, consistiu na abordagem do tema “As Danças Carnavalescas” e fez uma incursão na história desta grande manifestação popular. Um outro pormenor a destacar neste ciclo de palestras, tem a ver com a “Inserção dos Formandos de Arte no Mercado de Trabalho”, que, sob ilustração do professor de Dança e Sub- Director Administrativo do CEARTE, lson Augusto, os formandos poueram reter e compreender o que de facto deverão eles seguir futuramente para a sua Augusto Nunes inserção no mercado.

error: Content is protected !!