Angola prossegue esforços para aumentar quadros na União Africana

Angola prossegue esforços para aumentar quadros na União Africana

Esta recomendação saiu de um encontro realizado Sábado na Embaixada de Angola na Etiópia e Representação Permanente junto da UA e Comissão Económica das Nações Unidas para África, entre o embaixador Francisco da Cruz e funcionários angolanos na UA.

Numa altura em que a UA se apresta a implementar reformas estruturais e funcionais, os presentes trocaram impressões sobre uma melhor estratégia de inserção de quadros nacionais alinhada ao estatuto de Angola como um dos seis maiores contribuintes para a organização continental e Fundo de Paz. Na reunião, que aconteceu seis meses depois de outra com o mesmo objectivo, Francisco da Cruz prestou uma informação sobre os contactos mantidos com responsáveis da UA, para a identificação de oportunidades, visando a admissão de quadros angolanos.

De acordo com uma nota daquela missão diplomáticacitada ontem pela Angop, o embaixador exprimiu esta inquietação já por duas ocasiões ao vice-presidente da Comissão da União Africana, Kwesi Quartey, e, mais recentemente (21 de Outubro), ao Comissário para a Paz e Segurança, Smail Chergui, seguida de outra similar ocorrida em Maio. Em todas as ocasiões solicitou a devida transparência no processo de recrutamento.

Entre os 55 Estados Membros da UA, Angola segue-se nas contribuições estatutárias à Argélia, Egipto, Nigéria, África do Sul e Marrocos, posição não reflectida no preenchimento das 39 vagas a que têm direito, ocupando pouco mais de dez por cento (10%), o que preocupa as autoridades, nomeadamente o Ministério das Relações Exteriores.

Fonte: Angop