União Europeia aceita adiar concretização do Brexit para 31 de janeiro de 2020.

União Europeia aceita adiar concretização do Brexit para 31 de janeiro de 2020.
A decisão é esperada ser formalizada através de um procedimento escrito”, acrescentou Donald Tusk.
O adiamento da saída do Reino Unido da União Europeia havia sido pedido pelo Governo britânico através de uma controversa carta não assinada pelo primeiro-ministro Boris Johnson, enviada a 19 de outubro, depois do Parlamento ter aprovado a chamada Lei Benn, exigindo um pedido de adiamento aos “27” caso não houvesse àquela data um acordo fechado para o Brexit.
Numa primeira reunião, na sexta-feira, os “27” tinham falhado o acordo, supostamente devido a exigências sobretudo de França. Após uma nova reunião dos embaixadores, esta segunda-feira de manhã, foi finalmente acordada a concessão de mais tempos aos britânicos.
A extensão do prazo tem um cariz flexível. Caso o Parlamento britânico venha a aprovar antes da nova data definida o acordo firmado entre o primeiro-ministro britânico e os “27” da UE para o Brexit, o Reino Unido poderá formalizar a execução do Artigo 50.° no primeiro dia do mês seguinte.
No acordo agora alcançado entre os “27”, foi incluído um compromisso de que o atual acordo de saída do Reino Unido da UE não poderá ser renegociado.
Em Londres, o debate do dia passa pela marcação de novas eleições. O Partido Conservador, no Governo, sugere a data de 12 de dezembro. O Partido Nacionalista da Escócia e os Liberais Democratas sugeriram o dia 09 de dezembro.
Os Trabalhistas admitem ir a eleições, mas apenas se for garantido que o Brexit não se concretizará sem um acordo com a UE.