Exército nigeriano lança operação de identificação de cidadãos

Para o efeito, o pessoal da Força Aérea, do Exército e da Marinha realizará operações de controlo e de revista para contactar os cidadãos e pedir-lhes a sua identificação.

Os meios de identificação válidos são o cartão de eleitor, o cartão nacional de identidade, a carta de condução e o passaporte internacional.

O porta-voz do Exército nigeriano, coronel Sagir Musa, exortou, num comunicado, os cidadãos “ a não entrar em pânico face ao reforço da presença do pessoal militar”.

Segundo ele, esta operação visa abortar os planos dos bandidos, raptores, ladrões armados, elementos das milícias étnicas, ladrões de gado e outros criminosos.

O Exército continua a garantir a segurança do país, a proteger as vidas e os bens através de vários exercícios, incluindo a “ Operation Positive Identification”, acrescentou.

O Exército nigeriano executou medidas similares na região do nordeste exposta ao terrorismo da seita Boko Haram, a fim de separar os cidadãos dos terroristas.

A operação consistiu igualmente em pedir a identificação dos cidadãos para fazer deste exercício um êxito, levando- os ter sempre consigo os seus documentos de identificação válidos.

A realização desta operação coincide com a edição de 2019 das operações de luta contra a criminalidade, actualmente em curso em Ayem Akptuma, no centro-norte; em Egwu Eke, no sudeste; e Crocodile Smile, na província do Delta do Níger e no sudoeste