Ministro do comércio na Zâmbia de olhos na intensificação das trocas comerciais

O ministro do Comércio, Joffre Van-Dúnem Júnior, lidera uma delegação que participa, de 28 a 29 do correnrente, da reunião ministerial bilateral dos ministros do Comércio da Zâmbia e de Angola, que acontece na capital zambiana, Lusaka.

O encontro realiza-se a pedido do ministro do Comércio e Indústria da Zâmbia e tem como objectivo abordar questões relativas à implementação do Acordo Comercial Bilateral celebrado entre os dois governos a 21 de Janeiro de 2016.

Angola e Zâmbia são subescritores de um acordo comercial, assinado no dia 21 de Janeiro de 2016, cujo objecto central é a adopção de medidas apropriadas que visem a promoção e desenvolvimento do comércio entre os dois países, dentro do quadro das legislações nacionais em vigor em ambos países.

Angola exporta para a Zâmbia produtos como: ovos de aves, mel natural, produtos comestíveis de origem animal, café, chá, bebidas, plásticos, madeiras e artigos de madeira, sal, enxofre, algodão, entre outros produtos enquanto da Zâmbia chegam produtos como animais vivos, carnes miudezas, cacau e suas preparações, tabaco e seus sucedâneos manufacturados, minérios, escórias, cinzas, etc.

A delegação angolana integra igualmente altos funcionários dos ministérios do Comércio, Pescas e do Mar, Transportes (Gabinete do Corredor do Lobito), da AIPEX, bem como representantes do sector privado com destaque para a recém-criada Câmara de Comércio e Indústria Angola – Zâmbia.

error: Content is protected !!