Angola e Etiópia accionam consultas para relançar cooperação

Angola e Etiópia accionam consultas para relançar cooperação

A informação resulta de um encontro realizado nesta Terça-feira em Addis-Abeba (Etiópia), em que o embaixador Francisco da Cruz foi recebido pelo novo director-geral para os Assuntos Africanos do Ministério dos Negócios Estrangeiros etíope, Ketema Haile.

Em nota, o Serviço de Imprensa da Embaixada de Angola na Etiópia referiu que, durante uma hora, os interlocutores concordaram sobre a necessidade de encontros, numa ou noutra capital, entre autoridades de ambos os países.

Segundo o documento a que a ANGOP teve acesso hoje, os encontros periódicos visam o alargamento da cooperação, além do sector da aviação, e ao estabelecimento de instrumentos jurídicos para o suporte da mesma.

Francisco da Cruz e Ketema Haile foram unânimes em considerar inúmeras as possibilidades de exploração e investimento mútuo, por exemplo, na indústria mineira angolana, na qual a parte etíope se mostrou particularmente interessada.

No capítulo diplomático foi realçada a acreditação, a 17 de Outubro último, pelo Presidente João Lourenço, do primeiro embaixador da Etiópia em Angola (não-residente), Addisu Bebreigzabhier, assim como a intenção daquele país em contar com a figura de um cônsul honorário no seu território.

O embaixador, que é também Representante Permanente de Angola junto da União Africana (UA) e da Comissão Económica das Nações Unidas de África (UNECA), aproveitou o encontro para falar da presença de Angola nestes dois organismos, além de outros temas da actualidade africana e internacional.

Após tomar posse, Francisco da Cruz declarou a intenção de fortalecer a cooperação com a Etiópia, enquanto na vertente continental frisou o desejo de aumentar a sua presença na União Africana, onde é o sexto maior contribuinte, depois da Argélia, Egipto, Nigéria, África do Sul e Marrocos.