História de “Heroínas Angolanas” em cena no Memorial

História de “Heroínas Angolanas” em cena no Memorial

Intitulada “Esquadrão Kamy”, a peça protagonizada pelas actrizes Naed Branco, Sophia Buco, Carina Sousa, Rosa Cavela e Nelma Nunes estará em exibição hoje e amanhã, a partir das 20 horas, no Memorial António Agostinho Neto, em Luanda.

O enredo de “Esquadrão Kamy” reporta ao passado e à história da participação das nacionalistas Deolinda Rodrigues de Almeida, Irene Cohen, Lucrécia Paim, Engrácia dos Santos e Teresa Afonso, na luta contra o colonialismo e a sua incorporação, como combatentes, no Esquadrão Kamy, uma coluna guerrilheira treinada em 1966.

O Esquadrão Kamy, como recorda o encenador Flávio Ferrão, foi treinado por internacionalistas cubanos, cuja missão era levar reforços da fronteira do Congo até à I Região Político-Militar no interior de Angola. Porém, o acto não foi bem-sucedido. As guerrilheiras foram presas nos arredores da pequena vila de Kamuna e posteriormente assassinadas, a 2 de Março de 1966, data que passou a ser consagrado como o Dia da Mulher Angolana.

O objectivo, da peça defende o encenador, é o de levar o público a entender, pelo teor dramático, o que aconteceu na odisseia de regresso ao Congo, depois da tentativa fracassada de entrar no interior de Angola. O espectáculo procura criar uma reflexão em torno da valorização do esforço abnegado das valentes heroínas, que deram um grande contributo para o país ser livre, unido e independente, resultante de uma produção da empresa Bucos Produções.

De salientar que esta mesma peça estará em cartaz a 15 de Novembro, durante a 25ª edição do Festival Internacional de Mindelo, em Cabo-Verde. Este certame além da vertente de espectáculos, promove o intercâmbio entre todos os participantes, acções de formação nas mais diversas áreas artísticas ligadas ao teatro, concertos de música, exposições de design e artes plásticas. O festival estreou-se em 1995, só com a participação de grupos de S. Vicente e Santo Antão, em 1996, teve já um cunho nacional e em 1997 internacionaliza-se e confirma- se como o mais importante evento teatral do arquipélago ca- Actrizes protagonistas da peça “Esquadrão Kamy” em cena hoje e amanhã bo-verdiano.