Angola na Reunião Tripartida Regional para regular livre circulação

Angola na Reunião Tripartida Regional para regular livre circulação

A reunião envolve países SADC, do Mercado Comum da África Oriental e Austral (COMESA) e da Comunidade dos Estados da África Oriental (CEDEAO).

Segundo Molares de Abril, os estados pretendem estabelecer acordos de transporte de mercadorias, defi nir a carga por eixo, bem como a regulamentação técnica a observar para facilitar a circulação rodoviária na região.

O encontro de Lusaka vai passar em revista o grau de cumprimento da última reunião tripartida, realizada em Dar-Es-Salam, capital da Tanzânia, em Outubro de 2017. Hoje, na sede do COMESA, em Lusaka, acontece a planária dos ministros que deverão aprovar os documentos produzidos pelos peritos, nomeadamente o grau de avaliação das decisões da última reunião e o memorando de tarefas a realizar nos próximos dois anos.

Um dos temas a dominar a plenária ministerial será a listagem final dos projectos de natureza estrutural, como a construção de vias rodoviárias, pontes e ferrovias, a serem erguidos na região, com financiamento europeu.

Fontes próximas à delegação angolana disseram que a implementação dos projectos inseridos no Corredor do Lobito deverá ser o principal “cavalo de batalha” da delegação.