Denunciante oferece depoimento a republicanos e Trump busca desmascará-lo

Denunciante oferece depoimento a republicanos e Trump busca desmascará-lo

Mark Zaid afirmou que a acção foi tomada para combater os esforços republicanos, liderados por Trump, para desmascarar o denunciante, membro da comunidade de inteligência dos Estados Unidos cuja identidade não foi divulgada.

As notícias da oferta foram divulgadas à medida em que Trump pediu, ontem Domingo, que o denunciante se apresentasse, numa ruptura das normas nesses casos. Os republicanos “tentaram expor a identidade de nosso cliente, o que poderia comprometer sua segurança e a de sua família”, escreveu Zaid no Twitter.

Os republicanos reclamam que as regras do inquérito de impeachment na Câmara dos Deputados, liderada pelos democratas, são injustas com eles e que Donald Trump, Presidente dos Estados Unidos da América foram restringidos no interrogatório de testemunhas. O inquérito seguiu as regras estabelecidas pela Câmara. O denunciante inicialmente ofereceu-se para responder a perguntas por escrito, se submetendo ao Comité de Inteligência da Câmara como um todo. Zaid disse que a nova oferta, feita no Sábado ao principal republicano do painel, Devin Nunes, reflete o desejo do cliente de tratar a reclamação de maneira não-partidária.

A política de longa data do Comité de Inteligência tem sido proteger o anonimato dos denunciantes, afirmou Zaid. Trump está sob crescente pressão enquanto a Câmara dos Deputados avança com a investigação sobre se ele solicitou ajuda da Ucrânia conforme busca a reeleição no próximo ano. Líderes da Câmara esperam iniciar audiências públicas nas próximas semanas. O inquérito foi iniciado após uma denúncia de um funcionário da inteligência preocupado com o fato de as ações do presidente na Ucrânia serem supostamente ilegais e comprometerem a segurança nacional. “O denunciante entendeu tão errado que ELE precisa se apresentar.

A Mídia Fake News sabe quem ele é, mas, sendo um braço do Partido Democrata, não quer revelá- lo, porque haveria um inferno a pagar. Revele o denunciante e acabe com a fraude do impeachment!”, disse Trump num post no Twitter. rump tem repetidamente atacado o denunciante e pediu que sua identidade seja divulgada. Ele nega qualquer impropriedade e diz que o impeachment é politicamente motivado. Foi a primeira vez que ele apelou directamente ao denunciante.