Protecção dos jornalistas na 54ª sessão de formação de profissionais da comunicação

Protecção dos jornalistas na 54ª sessão de formação de profissionais da comunicação

Organizada pela União dos Jornalistas Africanos (UJA), em parceria com o Conselho Superior da Média do Egipto, o programa, em que participam mais de 20 jornalistas do continente, vai também abordar temas como a zona de livre comércio, os desafios e o potencial hidráulico de África, o Islão, o terrorismo e o discurso religioso. Falando na sessão de abertura, o Presidente da UJA, Mahfouz Al Ansari, disse que a actividade visa promover o intercâmbio entre africanos como países e povos. Na ocasião, o responsável da organização recomendou que os problemas africanos sejam discutidos, a fim de se encontrarem soluções duradouras. Considerou a partilha de ideias e de informações como meios eficazes para ajudar a resolver os problemas políticos, económicos e sociais que afectam o continente.

“Desejamos que a África encontre soluções para os problemas que enfrenta com vista a atingir o nível de desenvolvimento de outros continentes”, afirmou no seu discurso. No mesmo contexto, prevêse discussões sobre temas como refugiados, pessoas deslocadas e fuga de cérebros, assim como as vantagens e ou desvantagens do crescimento populacional no continente africano.

Para conhecer a realidade egípcia no domínio da comunicação social, serão realizadas visitas guiadas à Cidade de Produção de Média, às instalações da Agência de Informação do Médio Oriente (Mena), do diário “Al Ahram” e do Sindicato dos Jornalistas Egípcios.

Participam na acção formativa, que acontece duas vezes ao ano, jornalistas de Angola, África do Sul, Botswana, Burkina Faso, Camarões, Congo- Brazzaville, Djibuti, Egipto, Gâmbia, Lesoto, Marrocos, Namíbia, Nigéria, Níger, Senegal, Sudão, Sudão do Sul e Uganda. Desde a sua primeira edição em 1992, um total de 1,059 jornalistas africanos participaram nesta formação patrocinada pela UJA, com sede na capital egípcia.