Especialistas defendem equipas multidisciplinares na elaboração de estratégias para o mar

Especialistas defendem equipas multidisciplinares na elaboração de estratégias para o mar

O especialista em estudos marítimos e chefe do EstadoMaior das Forças Armadas Portuguesas, António Silva Ribeiro, defendeu ontem em Luanda o envolvimento de equipas multidisciplinares e de especialistas de diversas áreas, a fim de darem contributos necessários na elaboração de políticas públicas e de melhor estratégia marítima para os diferentes países.

António Silva Ribeiro, que falava na conferência sobre elaboração de políticas públicas e estratégias para o mar, apresentou, na ocasião, uma nova metodologia de análise na elaboração de políticas públicas, baseando-se nos princípios e na teoria científica que está vertida no seu livro, no qual mostra que os assuntos ligados ao mar devem agora ser validados e trabalhados por um conjunto de especialistas.

“A grande virtude desta nova metodologia de análise é alertar para o carácter transdisciplinar que devem ter as abordagens aos assuntos do mar. Não podemos continuar a olhar para o mar apenas na óptica dos biólogos ou das pessoas que fazem o transporte marítimo”, disse.

O escritor e professor angolano Miguel Bembe disse, por seu turno, que Angola precisa de uma estratégia integrada e adequada para garantir a segurança no mar e para a materialização das várias políticas existentes.

“Angola está a pensar no mar e tem consciência sobre a importância do mar e das oportunidades e potencialidades que este oferece, mas temos que ter uma estratégia, esperamos que essa estratégia seja formulada, defi nida e aprovada”, disse.

Manual de elaboração de políticas públicas

No final da conferência foi apresentado e autografado o livro intitulado “ Manual de elaboração de políticas públicas” de autoria do angolano Miguel Domingos Bembe e do português António Silva Ribeiro, com finalidades didácticas, para os estudantes angolanos que trabalham na área das políticas púbicas.

O livro, segundo António Silva Ribeiro, traz uma compilação das principais teorias que existem sobre os processos de análise e formação de políticas púbicas, de modo a que os estudantes possam encontrar numa só obra aquilo que é verdadeiramente essencial para a sua formação na área das políticas públicas.

Os autores esperam que o livro venha a garantir e dar o contributo necessário para os formandos em políticas publicas conhecerem melhor os vários processos que se deve reservar na elaboração das políticas públicas, os modelos existentes e adaptá-los à realidade do país.

Trata-se do primeiro livro publicado em Angola sobre matérias de elaboração de políticas públicas em português pensado desta forma.