Nove mil candidatos para mil vagas para professores no Bié

Pelo menos nove mil e 10 candidatos foram seleccionados para as mil vagas de emprego na Educação na província do Bié, estando as listas para o exame de admissão afixadas nas direcções municipais do sector desde segunda-feira última.

ANGOP

O facto  foi avançado hoje (Quarta-feira) à Angop no Cuito, pelo director interino do Gabinete Provincial da Educação, Francisco Machado, tendo salientado que as inscrições decorreram entre 01 e 28 de Outubro, enquanto os exames vão decorrer no próximo dia 15 de Novembro.

As mil vagas, frisou,  estão distribuídas pelos municípios do Cuito com 346, Nharea com 138, Andulo com 119, Catabola com 106, Chitembo com 76, Camacupa com 69, Chinguar com 58, Cuemba com 34 e Cunhinga com 54.

O responsável lembrou que o concurso público irá admitir professores do ensino primário e dos primeiro e segundo ciclos.

Salientou que com o ingresso de novos professores vai se reduzir o número de crianças fora do sistema de ensino, estimado em cerca de 99 mil crianças.

Porém, segundo ele, o sector da Educação na província do Bié perspectiva inserir, no próximo ano lectivo, cerca de 17 mil alunos.

O director interino do Gabinete Provincial da Educação disse ainda que a instituição necessita de cerca de mil professores para tirar todas as crianças fora do sistema de ensino escolar ao nível desta parcela do país.

Para o ano lectivo em curso, prestes a findar, estão matriculados 605 mil alunos, cujas aulas são asseguradas por mais de 14 mil professores, distribuídos em mais de quatro mil salas.

error: Content is protected !!