Isabel dos Santos sensibiliza governo chinês para apoiar comércio de produtos africanos

Isabel dos Santos disse ontem em Xangai que é bem-vindo o apoio e a boa vontade por parte da China para ajudar a promover e dar acesso aos produtos Made in Africa no mercado chinês. A empresária participou como oradora na Feira Internacional de Importação da China. “Precisamos do apoio das autoridades chinesas para convencer as grandes plataformas de comércio online da China, como Alibaba, Jindong e Tabao, a dar maior visibilidade aos produtos africanos”, disse a empresária. Isabel dos Santos prosseguiu afirmando, “podemos trabalhar em conjunto e, assim, criar um exemplo concreto da visão que a China tem de estabelecer um comércio mundial mais inclusivo, diversificado e equitativo”.

A empresária, na qualidade de Chairwoman da Sodiba, que apresentou nesta feira a primeira cerveja angolana a entrar no mercado chinês, acrescentou ser “necessário que os produtos africanos sejam tratados de forma justa e equitativa, como qualquer produto do mundo”. Isabel dos Santos deixou também alguns conselhos aos governos africanos: “Temos de melhorar o nosso desempenho e eficácia como plataforma de exportação para a China, e para isso precisamos de melhorar a proximidade e a qualidade do diálogo entre as empresas do sector privado e as autoridades governamentais locais.

É imperativo reduzir burocracias longas e atrasos nos processos de exportação nos portos de partida”. A concluir, acrescentou ser imperioso “o diálogo e a proximidade entre entidades públicas e privadas”. A Feira Internacional de Importação da China 2019 (China International Import Expo) foi aberta pelo Presidente Xi Jinping, tendo como convidados o presidente francês Emmanuel Macron e os Primeiros- Ministros da Grécia, Sérvia e Jamaica.

A Feira decorre de 5 a 10 de Novembro, em Xangai, e tem por objectivo a abertura do mercado chinês ao mundo, a promoção do comércio internacional e a cooperação entre os países participantes.

error: Content is protected !!