Zimbábue despede 211 médicos em greve, com pioria da economia

Zimbábue despede 211 médicos em greve, com pioria da economia

O Zimbábue demitiu na Sexta-feira mais de 200 médicos do sector público que estão em greve há mais de dois meses, exigindo melhores salários para se protegerem da inflação crescente

Os médicos foram demitidos após audiências disciplinares realizadas em sua ausência, já que o governo do presidente Emmerson Mnangagwa toma uma linha dura contra uma força de trabalho inquieta. Outros funcionários públicos dizem que não podem ir trabalhar porque não têm dinheiro. Na Quarta-feira, a polícia impediu que alguns funcionários do sector público marchassem para escritórios do governo com uma petição exigindo melhores salários. Médicos juniores e médios de hospitais estaduais estão em greve desde 3 de Setembro.

Eles querem que os seus salários sejam indexados ao dólar americano e que parem de corroer os seus emolumentos pela inflação de três dígitos. Os médicos desafiaram uma decisão judicial no mês passado segundo a qual a sua acção era ilegal e que deveriam voltar ao trabalho. Os pacientes estão a ser afastados dos hospitais porque não há médicos para tratá-los.O Conselho de Serviços de Saúde informou em comunicado que realizou audiências para 213 médicos e 211 foram considerados acusados de ausência do trabalho sem justa causa. Apenas dois médicos compareceram às audiências. O conselho conta convocar 516 dos 1.601 médicos do governo para audiências disciplinares.

Tawanda Zvakada, porta-voz da Associação de Médicos do Hospital do Zimbábue, disse que não poderia comentar imediatamente. A associação já havia acusado o governo de intimidação. O governo disse no mês passado que dobrou os salários dos médicos. Eles disseram que isso era falso, pois apenas aumentaria o seu salário mensal para cerca de 2.000 dólares do Zimbábue (US $ 130). Os zimbabuanos estão a sofrer o impacto da pior crise económica em uma década, com escassez de moeda estrangeira, combustível, energia e remédios.