Falta de professores deixa nove mil alunos fora do ensino no Amboim

Falta de professores deixa nove mil alunos fora do ensino no Amboim

O governante, que diz estar preocupado com essa situação, esclareceu que a maior dificuldade que enfrentam para ultrapassar este constrangimento está relacionada com a falta de professores para cobrir toda a sua área de jurisdição.

A título de exemplo, revelou que nas 58 escolas do ensino primário aí existentes, o número de professores que têm não atinge 40 por cento “Temos crianças fora do sistema e muitas delas não é por falta de escolas, mas de professores para fazer essa cobertura”, afirmou.

Apesar disso, Francisco Mateus garantiu que esta cifra irá reduzir com a implementação do Programa de Intervenção Integrado dos Municípios (PIIM), uma vez que o mesmo prevê a construção de mais quatro escolas, com sete salas de aulas cada.

“Com a implementação do PIIM vamos reduzir, construindo mais escolas de sete salas de aulas cada, o que nos possibilitará ter 56 salas que serão frequentadas por 45 alunos por turno, em cada uma delas. Vai reduzir bastante”, revelou.

Segundo Francisco Mateus, a construção de tais infra-estruturas vai-se prolongar por mais dois anos e será acompanhada com o aumento gradual da quantidade de professores aí destacados.

Já um dos professores do ensino primário da circunscrição, que aceitou falar a OPAÍS sob anonimato, como medo de sofrer represálias, apontou a carência de materiais didácticos e outros meios de ensino e aprendizagem como outra grande batalha a ser vencida.

A ausência de tais meios, segundo o nosso interlocutor, tem contribuído para o fraco aproveitamento escolar. Porém, o Governo tem evidenciado esforços para colmatar essa situação. Enfrentam ainda o desafio de convencer os pais sobre a importância de enviarem os seus filhos à escola, em vez de os levar aos campos agrícolas para cuidar das plantações.

Ainda no sector da Educação, a cidade da Gabela compreende uma escola do II Ciclo do ensino secundário, um Magistério Primário e escolas do I Ciclo e do ensino primário. De realçar que 4 mil e 744 cidadãos se inscreveram para concorrer a uma das 1.414 vagas para professores disponíveis no concurso público da Educação de 2019 para o Cuanza-Sul.

De acordo com dados do Gabinete Provincial da Educação, Ciência e Tecnologia local, essa parcela do território nacional necessita de 1.965 professores para cobrir as vagas existentes no sector e inserir as crianças que se encontram fora do sistema de ensino.

A carência de instituições de ensino superior neste município, que contam com 279 mil 840 habitantes, está a ser colmatada com a entrada em funcionamento do Núcleo do Instituto Superior Politécnico de Porto Amboím.

De acordo com Francisco Mateus, deste modo muitos jovens e adultos viram nessa instituição a possibilidade de aumentarem o seu conhecimento sem terem, necessariamente, de se deslocarem para outros municípios. “Nós temos 270 habitantes por quilómetro quadrado. Temos muita concentração de pessoas num espaço reduzido. Daí a nossa preocupação em melhorar o saneamento básico, porque um mínimo descuido é fatal para nós”, frisou.

O Amboím é o segundo maior município da província do Cuanza-Sul, depois do município do Sumbe, em termos geográfi cos, com uma superfície de mil e 27 quilómetros quadrados. É também o segundo com maior densidade populacional. Tem duas comunas ofi ciais, o Assango e a Gabela, sendo esta a sede do município, e ainda três áreas administrativas não ofi ciais, as Salinas, Honga e Boa Entrada.