Uma pergunta ao Governador de Luanda

Ao governador de Luanda Luther Rescova, eu gostaria de deixar uma pergunta: quem autoriza e fi scaliza a colocação de lombas nas estradas? Lombas, quebra-molas, quebra-carros, o nome que se lhes quiser dar, eu gostaria de saber como surgem, se existe algum regulamento, se devem ou não estar devidamente sinalizadas, se cada um pode colocar uma onde lhe aprouver, sobretudo perto do seu estabelecimento comercial.

E, já agora, se o Governo Provincial de Luanda tem no seu orçamento uma verba para ressarcir os munícipes dos seus gastos com amortecedores. Há uma anarquia total, há ruas em que estão colocadas lombas quase de dez em dez metros. Alguém que entre pela “estrada do BFA” no Benfi ca, se calhar a única asfaltada, e vá até ao fi m e conte as lombas que lá estão.

E pergunte-se por que lá estão. No Projecto Nova Vida já nem vale a pena falar. Aliás, até em estradas nacionais há lombas colocadas. Eu gostaria de saber se o Governo Provincial sabe, agora, neste momento, quantas lombas existem em Luanda. E se há uma tipologia ou se cada um coloca a sua com a altura e com a inclinação que entender, porque algumas são verdadeiros muros, com entrada vertical, não há peça de carro que resista àquilo.

Como sempre, aqui escolhe-se o caminho mais fácil e por vezes mais estúpido, condução a baixa velocidade e o respeito pelo Código da Estrada não se consegue partindo carros, é fi scalizando, acompanhando as escolas de condução a instrução que dão, por exemplo. Basta fazer cumprir a lei.

error: Content is protected !!