Luanda: três assaltos violentos e quatro mortes confirmadas em dois dias

A cidade capital voltou a registar, ontem, Quinta-feira, 14 de Novembro, situações de insegurança que se tornaram virais nas redes sociais e acabaram por instalar um clima de medo entre os citadinos. Dois assaltos à mão armada, duas mortes confirmadas num dia, quando outras duas deram-se num outro assalto, no dia anterior, e a cidade está em alerta, dada a agressividade imprimida na acção dos meliantes. A Polícia está a trabalhar para identificar os meliantes

Por:Romão Brandão

As três situações tiveram o objectivo primário de subtrair os pertences das vítimas, mas a forma como aconteceram criaram pânico. O vídeo mais partilhado nas redes sociais é o de um senhor, vítima de assalto à mão armada, na baixa de Luanda, propriamente nas imediações do Tribunal Provincial “Palácio Dona Ana Joaquina” e do Ministério das Relações do Exteriores. O cidadão, que segundo relatos aparenta ter 50 anos de idade, foi morto a tiro, depois de ter saído de uma agência bancária nas proximidades.

Indivíduos que se faziam transportar numa motorizada não pouparam a vida dele, disparando à queima-roupa, depois de lhe terem surripiado uma pasta (que supostamente continha dinheiro). O senhor perdeu a vida mesmo no local do crime, neste caso, dentro da sua viatura, de marca Hyundai I10. Segundo o intendente Hermenegildo de Brito, o senhor saía do Banco Keve e tinha ido fazer a troca de valores a uma quinguila.

Seguido e interpelados pelos meliantes que bateram no vidro do carro e pediram a pasta, o condutor da viatura mostrou resistência, facto que fez com que um dos meliantes disparasse para a sua cabeça. Até ao momento não se tem avaliada a quantia monetária roubada. O segundo assalto, ainda na Quinta-feira, aconteceu nas proximidades da FAPA, no bairro Cassenda, quando a vítima, a saída do banco onde levantou 900 mil Kwanzas, foi perseguida por dois indivíduos armados, à bordo de uma motorizada.

Os meliantes dispararam contra o motorista quando este se apercebeu que estava prestes a ser assaltado. A vítima foi baleada na região da cabeça, segundo o intendente, perdeu o controlo da viatura, bateu contra o lancil e capotou. O motorista ainda foi socorrido na Clínica Girassol, onde veio a perder a vida por não resistir aos ferimentos. A única vítima mortal foi o motorista da viatura, pelo que o proprietário da viatura (uma alta patente da Polícia Nacional, comissário-chefe Inaculo), que estava na parte de trás, foi encaminhado ao Hospital Militar, também porque a sua tensão arterial estava alta, onde foi acompanhado pela equipa médica. Mais duas mortes registadas A Quinta-feira, 14 de Novembro, foi um dia sangrento para os citadinos de Luanda, que não perderam tempo para tornar viral os registos dos dois casos.

Não foi diferente também com o caso de um grupo de chineses que foi vítima de assalto à mão armada, no dia anterior ao 14, neste caso Quarta-feira, em Cacuaco. No viaduto de Cacuaco, pelas 15 horas, os cidadãos chineses foram assaltados por 6 homens que os seguiam com motorizadas por transportarem quantia avultada em dinheiro. Ao aperceberem-se da perseguição, o carro dos chineses tentou desviar-se dos meliantes, mas dada a velocidade da viatura e o descontrolo do motorista, acabaram atropelando mortalmente um cidadão que por ali passava, depois despistaram-se e bateram contra um obstáculo fixo, que fez com que os bandidos efectuassem o assalto.

Dos meliantes, morreu acidentalmente um, porque assim que eles roubam os dois milhões e quinhentos mil Kwanzas, na retirada o condutor de uma das motas acabou por deixar o comparsa, que se desequilibrou e bateu com a cabeça no chão. O intendente garante que neste momento procede-se a investigações no sentido de se localizar os indivíduos que cometeram estes crimes. Por outra, dadas as situações registadas, “a Polícia tenciona, nos próximos dias, redobrar as suas acções, no âmbito do controlo e combate à criminalidade, com o desenvolvimento de uma mega operação dirigida aos veículos motorizados”, reforçou

error: Content is protected !!