Cuba repatria 725 ‘funcionários de cooperação’ da Bolívia

Cuba repatria 725 ‘funcionários de cooperação’ da Bolívia

“Houve uma longa conversa com o ministro de Cuba, Bruno Rodríguez, em termos muito respeitosos, muito amistosos. Eles estão a retirar a partir desta sexta-feira 725 cidadãos cubanos que cumprem funções de cooperação em diferentes áreas”, afirmou Longaric.

“Acho que é oportuna e necessária essa saída, e acho que isto também vai permitir um tratamento respeitoso, como sempre houve entre Cuba e Bolívia”, acrescentou. A saída dos funcionários se dá num contexto em que vizinhos da cidade de El Alto entregaram à Polícia, na Quarta-feira, três cidadãos cubanos com uma mochila na qual transportaram 90.000 bolivianos (cerca de USD 13.000) destinados, segundo as autoridades, a financiar movimentos de protesto contra o novo Governo provisório.

Longaric não se referiu a esta versão numa reunião com jornalistas locais. A chefe da diplomacia boliviana também revelou que “tudo leva a tirar os funcionários que temos na Venezuela e reconstituir as relações da Bolívia com esse país, mas num contexto de democracia e respeito fundamental pelos princípios do direito internacional e, fundamentalmente, por respeito pelos direitos humanos”.