Unicef disponibiliza USD 250 mil para o fórum de água

Unicef disponibiliza USD 250 mil para o fórum de água

O Fundo das Nações Unidas Para a Infância (Unicef) disponibilizou USD 250 mil para o Fórum Nacional de Água e Saneamento (Fonas), que começa a ser implementado a partir do próximo ano em Angola.

A informação foi avançada ontem à margem do lançamento do fórum, pelo representante do Unicef, Abubacar Syltan, tendo sublinhado que para o arranque da fase inicial, o fórum deverá beneficiar de valores provenientes do Orçamento Geral do Estado. Frisou que o alcance dos objectivos para o sector de água e saneamento pode e deve beneficiar de uma articulação intersectorial, promovendo sinergias e trocas que trarão maior eficiência e eficácia na prossecução dos objectivos preconizados pelo país, para que se ultrapassem os desafios, ainda enormes, que exigem uma acção concertada.

Por seu turno, o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, disse que o fórum permitirá a criação de uma rede de entidades parceiras espalhadas por todo país. Na sua óptica, o fórum será o órgão central de preparação de experiências, directrizes e conceitos e que servirá de sede de troca de conhecimentos sobre o sector de águas e saneamento em Angola.

De acordo com o titular da Energia e Águas, o fórum permitirá o aumento significativo do número de pessoas que poderão fornecer contribuições valiosas para o desenvolvimento, atraindo mais jovens e trazendo benefícios sociais e económicos para as diferentes áreas do país. De acordo com o mesmo, o fórum vai permitir a captação de investimento privado nacional e internacional e a promoção de parcerias para o sector de águas e saneamento. Deverá igualmente ampliar as oportunidades de emprego, obtenção de remuneração complementar e oportunidades em várias partes do país.

O Fórum Nacional de Águas e Saneamento (Fonas) é criado na perspectiva de que o Governo, financiadores/ doadores e a sociedade promovam o desenvolvimento e a gestão sustentáveis e integradas do sector de águas e saneamento em Angola.