Arranca a execução física dos projectos inscritos no PIIM

Entre as 18 províncias, Luanda, a capital do país, segundo fonte deste jornal, destaca-se como a que tem mais projectos em execução (até Novembro) do ano em curso, que beneficiaram já do pagamento da parcela inicial.

A mesma fonte acrescentou que as diferentes unidades orçamentais locais desdobramse em esforços para cumprir toda a tramitação burocrática, com o auxílio das equipas técnicas do “task-force”, como garantia do início da execução física de numerosas empreitadas. Mais de 100 projectos Entretanto, estão identificados já 129 projectos prontos a executar em todo o país.

Na província de Luanda começam nos municípios de Talatona, Belas, Kilamba Kiaxi, e Icolo Bengo. Na província do Bié destacase o município do Andulo, e na província da Huíla constam as circunscrições da Chibia, Caluquembe, Chipindo, Quilengues, Quipungo, Lubango e Humpata.

Na Lunda-Sul estarão em execução em Saurimo (município sede da província), Cacolo, Dala e Muconda, sendo que no Uíge será na capital da província com o mesmo nome. A fonte referiu que nestes projectos constam empreitadas de âmbito central (Ministério da Construção e Obras Públicas, Ministério da Energia e Águas, e Ministério dos Transportes).

Outros projectos

Para além destes, outros 131 projectos, também prontos a arrancar, estão identificados nas províncias do Bié (Camacupa, Chinguar, Cuemba e Cunhinga); Luanda (Viana, Cazenga e Talatona; Huíla (Chibia e Humpata), e Lunda Norte (Dundo). Já na província do Moxico, onde arrancou o PIIM, destacam- se os municípios do Alto Zambeze e Camanongue, enquanto no Uíge a execução arranca nas circunscrições de Ambuila, Buengas, Damba, Mucaba, Negage, Alto Cauale, Bungo, Quitexe e no município sede da província.

O PIIM é um plano de iniciativa do Presidente da República, João Lourenço, que resume o resultado de um trabalho integrado e desenvolvido por uma equipa multissectorial.

Este plano congrega propostas de necessidades, de iniciativa dos municípios, ajustados às prioridades locais e aos anseios da população, e a sua execução vai resultar no desenvolvimento de mil e 864 projectos em todo o país.