Restabelecida energia no sistema norte e centro.

Restabelecida energia no sistema norte e centro.

 

A energia nas províncias interligadas no sistema norte e centro foi restabelecida esta manhã (quinta-feira), depois do corte registado na noite de quarta-feira, “fruto de uma ruptura no equipamento”.

A avaria no sistema Norte    deixou   às escuras  as províncias de  Luanda, Malanje, Zaire, Bengo, Uige, Cuanza Norte, Cuanza Sul, Huambo, Benguela e Bié.

O director do centro de despacho da Rede Nacional de Transporte de Electricidade,  Pedro Fernandes,  foi citado pela  Angop,  como tendo dito que a avaria se deveu  “a um problema na sub-estação 220KV do Cazenga”, tendo já sido restabelecidos os serviços de fornecimento de energia eléctrica.

Angola registou na noite de ontem um corte geral de energia no sistema Norte interligado, que alimenta dez províncias do país. O Ministério de Energia e Águas anunciou na ocasião que, logo a seguir à ocorrência, tinham iniciado os trabalhos de apuramento das causas para a normalização do fornecimento de energia às províncias interligadas ao sistema Norte.

Além de Luanda, principal centro consumidor de energia do sistema Norte, estão interligadas na rede  dez províncias sendo que está é a segunda avaria registada no sistema em pouco menos de duas semanas.